
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Pinheiro, Dalessandro de Oliveira | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná.Setor de Educação. Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica | - |
| Autor(es): dc.creator | Olavo, Jocilene | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T13:19:47Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T13:19:47Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2019-12-03 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2019-12-03 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2016 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/53315 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/53315 | - |
| Descrição: dc.description | Orientador : Dalessandro Pinheiro | - |
| Descrição: dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica | - |
| Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
| Descrição: dc.description | Resumo : O presente artigo mostrará através de uma pesquisa bibliográfica a importância do conselho de classe participativo para o processo educativo no Municipio de Lindoeste, em especial na Escola Municipal Bartolomeu Bueno da Silva, onde já ficaram consolidados os conselhos de classe participativos como poderosos instrumentos para planejar as ações escolares. Este tema nos faz refletir sobre um dos maiores problemas apresentados na prática avaliativa: a falta de atuação ativa do conselho de classe na relação professor e aluno e ação pedagógica, uma vez que, desviado de seu papel como instância colegiada, este tem se transformado em espaço de julgamento junto aos professores das turmas, verificando quem merece ficar retido ou não, esquecendo, assim, de analisar e refletir o que foi proposto ao educando no transcorrer do ano letivo para superar suas dificuldades. Com este estudo, pretendo mostrar a importância do conselho de classe participativo em uma perspectiva de participação democrática, tendo por objetivo refletir sobre o trabalho pedagógico desenvolvido na escola como expressão do ato de ensinar e aprender, sendo um espaço diagnóstico da prática educativa para que, dessa forma, contribua para a formação de indivíduos independentes, críticos e participativos ao desempenhar seu papel social. | - |
| Formato: dc.format | 20 p. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Conselhos de educação | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Pratica de ensino | - |
| Título: dc.title | Conselho de classe participatico no município de Lindoeste | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: