
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Batista, Clarice Martins de Souza | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná.Setor de Educação. Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica | - |
| Autor(es): dc.creator | Faustinoni, Joaquim | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T11:10:37Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T11:10:37Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2020-01-07 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2020-01-07 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2016 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/53314 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/53314 | - |
| Descrição: dc.description | Orientadora : Profa. Ma. Clarice Martins de Souza Batista | - |
| Descrição: dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica | - |
| Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
| Descrição: dc.description | Resumo : Este artigo objetiva apresentar uma breve reflexão sobre diversidade sociocultural e gênero no cotidiano escolar, destacando as relações de gênero e sexualidade na escola, relações de gênero e a postura do(a) docente na vivência escolar, a percepção dos preconceitos e diferenças nas escolas relembrando a dificuldade de inclusão do tema no Brasil apresentando os inúmeros desafios e alguns avanços alcançados. Percebe-se que as diversidades têm sido um grande desafio, pois a escola atual não está de fato preparada para debater e realizar a interação do tema junto aos discentes, por tratar-se de temas ainda complexos e polêmicos para a sociedade em geral. Necessita-se apontar uma escola que garanta o respeito a todas as diversidades vivenciadas pelos educandos dentro da Instituição de Ensino, sendo espaço de inclusão, aprendizagem e construção da identidade do sujeito, percebendo constantemente que os educandos são sujeitos com potencialidades e limitações. Tal condição de preconceitos vivenciada por educandos nas situações de discriminação de gênero, diversidade sexual e diversidade cultural. É fato que o preconceito está presente no cotidiano escolar, por isso, a necessidade de se trabalhar o tema em uma educação inclusiva para todos os sujeitos da escola. O educando tem o direito de ser atendido em todas as suas necessidades educacionais, tendo em vista que a sua inclusão só acontecerá de fato e terá resultado se ele for respeitado em suas diferenças e potencialidades. Este artigo é realizado por meio de estudos bibliográficos com o intuito de comprovar a importância da inclusão de todos os educandos no conceito mais amplo de diversidade no ensino regular e seus reflexos no processo de ensino aprendizagem. Os principais teóricos utilizados são Louro, Camargo, Moreira e Candau, Marin, Albernaz, entre outros. Chega-se a conclusão da necessidade de se continuar refletindo sobre as questões de gênero, sexualidade e inclusão no espaço escolar. | - |
| Formato: dc.format | 20 p. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação inclusiva | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Discriminação na educação | - |
| Título: dc.title | Questão de gênero e diversidade sociocultural no cotidiano escolar | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: