Questão de gênero e diversidade sociocultural no cotidiano escolar

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorBatista, Clarice Martins de Souza-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná.Setor de Educação. Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica-
Autor(es): dc.creatorFaustinoni, Joaquim-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T11:10:37Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T11:10:37Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-01-07-
Data de envio: dc.date.issued2020-01-07-
Data de envio: dc.date.issued2016-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/53314-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/53314-
Descrição: dc.descriptionOrientadora : Profa. Ma. Clarice Martins de Souza Batista-
Descrição: dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo : Este artigo objetiva apresentar uma breve reflexão sobre diversidade sociocultural e gênero no cotidiano escolar, destacando as relações de gênero e sexualidade na escola, relações de gênero e a postura do(a) docente na vivência escolar, a percepção dos preconceitos e diferenças nas escolas relembrando a dificuldade de inclusão do tema no Brasil apresentando os inúmeros desafios e alguns avanços alcançados. Percebe-se que as diversidades têm sido um grande desafio, pois a escola atual não está de fato preparada para debater e realizar a interação do tema junto aos discentes, por tratar-se de temas ainda complexos e polêmicos para a sociedade em geral. Necessita-se apontar uma escola que garanta o respeito a todas as diversidades vivenciadas pelos educandos dentro da Instituição de Ensino, sendo espaço de inclusão, aprendizagem e construção da identidade do sujeito, percebendo constantemente que os educandos são sujeitos com potencialidades e limitações. Tal condição de preconceitos vivenciada por educandos nas situações de discriminação de gênero, diversidade sexual e diversidade cultural. É fato que o preconceito está presente no cotidiano escolar, por isso, a necessidade de se trabalhar o tema em uma educação inclusiva para todos os sujeitos da escola. O educando tem o direito de ser atendido em todas as suas necessidades educacionais, tendo em vista que a sua inclusão só acontecerá de fato e terá resultado se ele for respeitado em suas diferenças e potencialidades. Este artigo é realizado por meio de estudos bibliográficos com o intuito de comprovar a importância da inclusão de todos os educandos no conceito mais amplo de diversidade no ensino regular e seus reflexos no processo de ensino aprendizagem. Os principais teóricos utilizados são Louro, Camargo, Moreira e Candau, Marin, Albernaz, entre outros. Chega-se a conclusão da necessidade de se continuar refletindo sobre as questões de gênero, sexualidade e inclusão no espaço escolar.-
Formato: dc.format20 p.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectEducação inclusiva-
Palavras-chave: dc.subjectDiscriminação na educação-
Título: dc.titleQuestão de gênero e diversidade sociocultural no cotidiano escolar-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.