Como os professores do Colégio Estadual Paranaense percebem o processi de avaliação e qual o impacto dessa percepção em suas práticas pedagógicas

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorBatista, Clarice Martins de Souza-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná.Setor de Educação. Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica-
Autor(es): dc.creatorNascimento, João Batista da Silva-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T10:34:00Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T10:34:00Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-12-02-
Data de envio: dc.date.issued2019-12-02-
Data de envio: dc.date.issued2016-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/53312-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/53312-
Descrição: dc.descriptionOrientadora : Professora Mestra Clarice Martins de Souza Batista-
Descrição: dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo : A pesquisa tem por finalidade investigar como os professores do Colégio Estadual Paranaense percebem o processo de avaliação e qual o impacto dessa percepção em suas práticas pedagógicas, os diferentes olhares e percepções que estes profissionais têm sobe suas próprias práticas e vivência no exercício da docência. A proposta metodológica aplicada foi a pesquisa através de questionário com perguntas abertas e fechadas de caráter investigativo por uma abordagem qualitativa, a partir da análise dos dados coletados e comparando com as fontes bibliográficas, onde buscou-se fundamentalmente na bibliografia artigos que pudessem dar conta de esclarecer e fomentar as ideias sobre o tema proposto. Observou-se que a pesquisa aponta diferentes posicionamentos e consequentemente diferentes conceitos por parte dos professores acerca do tema. Os pressupostos que nortearão nossa análise dizem respeito à avaliação formativa, diagnóstica e sobretudo mediadora, durante a tabulação. A consulta feita nos referenciais bibliográficos selecionados, reforçam a percepção, de que, o processo de avaliação nos mais diversos espaços educacionais tem se mantido ao longo dos anos, como um processo que ocorre eminentemente ao final do processo de produção do conhecimento, sem considerar os aspectos gerais do ato de ensinar e aprender, como se a aprendizagem pudesse ser limitada a um único momento.-
Formato: dc.format23 p. : il. (algumas color.).-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectAvaliação educacional-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino-
Palavras-chave: dc.subjectAprendizagem-
Palavras-chave: dc.subjectPratica de ensino-
Título: dc.titleComo os professores do Colégio Estadual Paranaense percebem o processi de avaliação e qual o impacto dessa percepção em suas práticas pedagógicas-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.