
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Batista, Clarice Martins de Souza | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná.Setor de Educação. Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica | - |
| Autor(es): dc.creator | Nascimento, João Batista da Silva | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T10:34:00Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T10:34:00Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2019-12-02 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2019-12-02 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2016 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/53312 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/53312 | - |
| Descrição: dc.description | Orientadora : Professora Mestra Clarice Martins de Souza Batista | - |
| Descrição: dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica | - |
| Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
| Descrição: dc.description | Resumo : A pesquisa tem por finalidade investigar como os professores do Colégio Estadual Paranaense percebem o processo de avaliação e qual o impacto dessa percepção em suas práticas pedagógicas, os diferentes olhares e percepções que estes profissionais têm sobe suas próprias práticas e vivência no exercício da docência. A proposta metodológica aplicada foi a pesquisa através de questionário com perguntas abertas e fechadas de caráter investigativo por uma abordagem qualitativa, a partir da análise dos dados coletados e comparando com as fontes bibliográficas, onde buscou-se fundamentalmente na bibliografia artigos que pudessem dar conta de esclarecer e fomentar as ideias sobre o tema proposto. Observou-se que a pesquisa aponta diferentes posicionamentos e consequentemente diferentes conceitos por parte dos professores acerca do tema. Os pressupostos que nortearão nossa análise dizem respeito à avaliação formativa, diagnóstica e sobretudo mediadora, durante a tabulação. A consulta feita nos referenciais bibliográficos selecionados, reforçam a percepção, de que, o processo de avaliação nos mais diversos espaços educacionais tem se mantido ao longo dos anos, como um processo que ocorre eminentemente ao final do processo de produção do conhecimento, sem considerar os aspectos gerais do ato de ensinar e aprender, como se a aprendizagem pudesse ser limitada a um único momento. | - |
| Formato: dc.format | 23 p. : il. (algumas color.). | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Avaliação educacional | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Ensino | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Aprendizagem | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Pratica de ensino | - |
| Título: dc.title | Como os professores do Colégio Estadual Paranaense percebem o processi de avaliação e qual o impacto dessa percepção em suas práticas pedagógicas | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: