A evasão na educação de jovens e adultos

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorCeccatto, Andréa de Paula, 1960--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná.Setor de Educação. Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica-
Autor(es): dc.creatorAlmeida, Joceli Carla de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T12:33:30Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T12:33:30Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-11-17-
Data de envio: dc.date.issued2019-11-17-
Data de envio: dc.date.issued2014-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/53309-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/53309-
Descrição: dc.descriptionOrientadora : Andréa Ceccatto-
Descrição: dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo : O direito à educação é um direito de todos, no entanto nos deparamos com uma sociedade da qual fazem parte diversos jovens e adultos não alfabetizados ou que não concluíram nem mesmo as séries iniciais do ensino fundamental. Ainda sim, muitos destes jovens e adultos retornam as escolas buscando uma realização pessoal ou profissional, por meio dos conhecimentos que o estudo possa lhe proporcionar. Mas, estes alunos da educação de jovens e adultos, em grande quantidade, novamente se evadem da escola. Acreditase que esta evasão se dê por diversos fatores sociais, econômicos, políticos, culturais e pedagógicos. Desta forma, o presente estudo objetiva identificar as possíveis causas da evasão, e estratégias para garantir a permanência do aluno da Educação de Jovens e Adultos na escola, a partir de um referencial teórico e de análise de dados de uma prática. E parte dos seguintes questionamentos: quais são as principais causas da evasão na EJA? E quais as possíveis ações e estratégias que possam diminuir esses índices? Esta pesquisa se justifica devido aos altos índices de evasão na EJA e por observar em reuniões e conselhos de classe que isto é algo que está presente na realidade de uma escola municipal do município de Pinhais-PR. Por isso, a necessidade de se investigar as possíveis causas da evasão nesta modalidade e analisá-las. Afim, de se modificar não somente os índices nesta instituição, mas diretamente a vida deste aluno garantindo lhe por meio de sua permanência na escola o sucesso escolar.-
Formato: dc.format14 p. : tabs.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectEducação de adultos-
Palavras-chave: dc.subjectEvasão escolar-
Título: dc.titleA evasão na educação de jovens e adultos-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.