Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Ceccatto, Andréa de Paula, 1960- | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná.Setor de Educação. Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica | - |
Autor(es): dc.creator | Almeida, Joceli Carla de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T12:33:30Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T12:33:30Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-11-17 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-11-17 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2014 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/53309 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/53309 | - |
Descrição: dc.description | Orientadora : Andréa Ceccatto | - |
Descrição: dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
Descrição: dc.description | Resumo : O direito à educação é um direito de todos, no entanto nos deparamos com uma sociedade da qual fazem parte diversos jovens e adultos não alfabetizados ou que não concluíram nem mesmo as séries iniciais do ensino fundamental. Ainda sim, muitos destes jovens e adultos retornam as escolas buscando uma realização pessoal ou profissional, por meio dos conhecimentos que o estudo possa lhe proporcionar. Mas, estes alunos da educação de jovens e adultos, em grande quantidade, novamente se evadem da escola. Acreditase que esta evasão se dê por diversos fatores sociais, econômicos, políticos, culturais e pedagógicos. Desta forma, o presente estudo objetiva identificar as possíveis causas da evasão, e estratégias para garantir a permanência do aluno da Educação de Jovens e Adultos na escola, a partir de um referencial teórico e de análise de dados de uma prática. E parte dos seguintes questionamentos: quais são as principais causas da evasão na EJA? E quais as possíveis ações e estratégias que possam diminuir esses índices? Esta pesquisa se justifica devido aos altos índices de evasão na EJA e por observar em reuniões e conselhos de classe que isto é algo que está presente na realidade de uma escola municipal do município de Pinhais-PR. Por isso, a necessidade de se investigar as possíveis causas da evasão nesta modalidade e analisá-las. Afim, de se modificar não somente os índices nesta instituição, mas diretamente a vida deste aluno garantindo lhe por meio de sua permanência na escola o sucesso escolar. | - |
Formato: dc.format | 14 p. : tabs. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação de adultos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Evasão escolar | - |
Título: dc.title | A evasão na educação de jovens e adultos | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: