Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Corrêa, Vanisse Simone Alves | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná.Setor de Educação. Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica | - |
Autor(es): dc.creator | Pereira, Hissae Janice | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T10:27:48Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T10:27:48Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-12-03 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-12-03 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2016 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/53305 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/53305 | - |
Descrição: dc.description | Orientadora : Professora Doutora Vanisse Simone Alves Correa | - |
Descrição: dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
Descrição: dc.description | Resumo : Com o reconhecimento de uma sociedade cada vez mais tecnológica, que passa por intensas alterações na valorização da informação e compreendendo que a educação está ligada à essa evolução da sociedade, faz-se necessário analisar a postura da escola e a atuação dos docentes em relação aos componentes tecnológicos, bem como perceber a necessidade de inclusão de novas habilidades e competências para trabalhar com as tecnologias digitais inseridas no ambiente escolar. Pergunta-se então: De que forma os docentes vem utilizando as tecnologias digitais nas escolas? Os professores recebem cursos de formação continuada para trabalharem com as tecnologias digitais em sala de aula? Há resistência por parte dos professores em relação ao uso das tecnologias digitais na sala de aula? Procurando responder a tais questionamentos, debate-se neste trabalho a atuação do professor diante das tecnologias digitais existentes no âmbito escolar, apresentando problemáticas e apontando questões que ofereçam suportes para que a escola e o professor dirijam sua prática utilizando-se dos recursos didáticos tecnológicos. O campo empírico do estudo configura-se como uma escola integral de pequeno porte no Município de Paranaguá. O trabalho iniciou-se com uma revisão de literatura e também se apoiou em um questionário ofertado aos docentes. O suporte teórico fundamentou-se principalmente em Almeida (2000), Behrens (2005) e Kramer (2007). Constatou-se que as tecnologias digitais estão sendo "mau" utilizadas nos nestas escolas não somente pela resistência de alguns professores, mas também, por falta de capacitação e receio do novo. Além disso, percebeu-se que o laboratório de informática raramente era utilizado pelos professores como ferramenta de ensino, ou quando se planejava alguma atividade que envolvia recursos tecnológicos, os docentes apresentavam grandes dificuldades ao conduzir sua prática educativa mediada por estes recursos. | - |
Formato: dc.format | 28 p. : grafs. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Pratica de ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Tecnologia educacional | - |
Título: dc.title | Dificuldades docentes na utilização das tecnologias digitais na escola pública do ensino fundamental do município de Paranaguá | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: