
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Batista, Clarice Martins de Souza | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná.Setor de Educação. Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica | - |
| Autor(es): dc.creator | Nogueira, Gilmara de Camargo | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T12:16:39Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T12:16:39Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2019-12-05 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2019-12-05 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2016 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/53281 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/53281 | - |
| Descrição: dc.description | Orientadora : Prof.ª Mª. Clarice Martins de Souza Batista | - |
| Descrição: dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica | - |
| Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
| Descrição: dc.description | Resumo : Este artigo tem como objetivo analisar os fatores que provocam, maximizam ou minimizam situações de indisciplina em sala de aula. Compreender a partir do ponto de vista das Pedagogas, que atendem o turno matutino, de professores(as) e alunos(as) do oitavo ano do ensino fundamental do Colégio Estadual Professor José Esperança2, em Curitiba como e porque a indisciplina se manifesta no ambiente escolar. A pesquisa foi realizada no primeiro semestre de 2016, através de pesquisa de campo, utilizando questionários com perguntas abertas e fechadas, em duas turmas de oitavo ano no período matutino, totalizando 53 (cinquenta e três) alunos(as) participantes, 04 (quatro) professores(as) e 02 (duas) pedagogas, tendo como objetivo principal verificar quais os fatores que os mesmos consideram que interferem para que ocorra a indisciplina em sala de aula. Inicialmente realizamos uma pesquisa bibliográfica com buscas sobre a temática em sites voltados a discutir a educação e em livros de autores que tratam do tema, como Aquino, Amado, Garcia Oliveira e Vasconcelos. As indagações foram realizadas considerando a tríade, professores, alunos e pedagogas buscando o entendimento se há interferência de fatores intra e extraescolares, uma análise sobre seu próprio comportamento, considerando se o mesmo interfere na aprendizagem, se o comportamento dos alunos altera em função do método de trabalho que o professor utiliza e por fim sugerir como amenizar tais condições. Os principais resultados obtidos na pesquisa são de que os alunos se percebem em condições de disciplinados e também de indisciplinados, entendendo que isto pode interferir em seu rendimento. Colocam que se sentem motivados, mais interessados e compreendem melhor os conteúdos disciplinares, quando são utilizadas metodologias diferenciadas, que é um fator positivo para a disciplina em sala de aula, pois os alunos ficam mais concentrados, bem como o bom relacionamento com os docentes facilitam a rotina do dia a dia. | - |
| Formato: dc.format | 29 p. : il. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Disciplina escolar | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Pedagogos | - |
| Título: dc.title | Fatores motivacionais da indisciplina na visão de alunos (as), professores (as) e pedagogas | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: