
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Tiecher, Adilson Luiz | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná.Setor de Educação. Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica | - |
| Autor(es): dc.creator | Marcon, Gezieli | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T13:27:21Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T13:27:21Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2019-12-18 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2019-12-18 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2016 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/53279 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/53279 | - |
| Descrição: dc.description | Orientador : Professor Me. Adilson Luiz Tiecher | - |
| Descrição: dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica | - |
| Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
| Descrição: dc.description | Resumo : O presente artigo apresenta a Educação Profissional e a relação com o professor atuante e as metodologias a serem utilizadas devido ao perfil discente. A Educação Profissional vem sendo discutida e promovida em todas as esferas educacionais visto que ela vai ao encontro dos ideais e anseios tanto da sociedade como do governo: educar para a vida e educar para o trabalho. Objetiva-se com essa pesquisa não só apresentar a modalidade, mas também analisar perfis de professores e alunos para que se faça uso coerente das metodologias de ensino. Buscou-se também, dentro da perspectiva sócio histórica, analisar a Educação Profissional como uma ferramenta de melhora de vida e ascensão social. A pesquisa teve caráter qualitativo, utilizando-se de pesquisa bibliográfica em artigos científicos, textos acadêmicos e livros; e também de pesquisa de campo para analisar o perfil do aluno da Educação Profissional do Colégio Estadual Professor Francisco Lima da Silva, de Cascavel/PR. Por fim, conclui-se que as metodologias atribuídas para a Educação Profissional devem ser coerentes com o público-alvo, atribuindo valor prático às teorias, valorizando o perfil do aluno e seu ensejo em tornar-se um profissional de sucesso e prezando pela qualidade no material didático. Desta forma, estar-se-á digno de exercer o papel de docente da educação profissional, fazendo uso de metodologias adequadas e propícias para o melhor desenvolvimento das disciplinas. | - |
| Formato: dc.format | 19 p : il. color., grafs. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Ensino profissional - Escolas publicas | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Planejamento educacional | - |
| Título: dc.title | O docente e a educação profissional : uma análise de metodologias práticas | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: