Importância da leitura na escola : análise de projeto de leitura nos anos finais do ensino fundamental : uma pesquisa qualitativa.

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorGonçalves, Camila Siqueira Gouvêa Acosta-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná.Setor de Educação. Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica-
Autor(es): dc.creatorGuimarães, Genecy Novaes Moraes-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T13:42:48Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T13:42:48Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-12-11-
Data de envio: dc.date.issued2019-12-11-
Data de envio: dc.date.issued2016-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/53278-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/53278-
Descrição: dc.descriptionOrientador (a) : Camila Siqueira Gouvêa Costa Gonçalves-
Descrição: dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo : Esta pesquisa tem como tema a leitura. Surgiu a partir das inquietações da pesquisadora e de sua experiência vivida, nas quais evidenciam a dificuldade que o aluno da segunda etapa do Ensino Fundamental tem de gostar, saber e compreender a leitura. Analisou-se o percurso do projeto de leitura de uma escola pública, nos anos finais do Ensino Fundamental. A partir dessas indagações, foi formulada a seguinte pergunta: Como aprimorar o projeto de leitura com os alunos das séries finais do ensino fundamental com vistas às práticas de comunicação escolar e à formação de leitores? Para orientar o trabalho, o seguinte objetivo foi traçado: analisar a importância da leitura nas séries finais do ensino fundamental de nove anos (8° e 9° anos). E quando incluída na prática curricular da escola como subsídio fundamental para desenvolver nos alunos, as capacidades específicas do domínio da leitura e consequentemente favorecer para a formação de cidadãos críticos e ativos na sociedade. O referencial teórico foi baseado nos estudos de Silva, Foucambert, Lajolo, Lerner, Pennac Jurema, Solé, Cosson e etc... A metodologia foi norteada pelos princípios da pesquisa exploratória e qualitativa. O questionário foi o instrumento utilizado para coleta de dados, que foram analisados e apresentados em forma de gráficos e tabela. Participaram da pesquisa os professores da escola do referido projeto que foi analisado. Como resultado é possível perceber que na escola há uma busca por práticas que levem a formação de leitores críticos e competentes. A partir da análise dos dados obtidos, conclui-se que há um forte grau de comprometimento com a proposta de leitura da Escola e um engajamento entre o grupo para elaborar estratégias que possam evidenciar e desenvolver no aluno as competências leitoras. Fato que se percebe nas formações continuadas onde há com frequência trabalhos, palestras e oficinas voltadas para o tema leitura. Destaca-se que as reflexões realizadas durante a pesquisa aguçaram nos docentes o desejo de reelaborar e aprimorar as estratégias do Projeto em questão.-
Formato: dc.format32 p. : il. (algumas color.).-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino fundamental-
Palavras-chave: dc.subjectLeitura (Ensino fundamental)-
Título: dc.titleImportância da leitura na escola : análise de projeto de leitura nos anos finais do ensino fundamental : uma pesquisa qualitativa.-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.