
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Gonçalves, Camila Siqueira Gouvêa Acosta | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná.Setor de Educação. Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica | - |
| Autor(es): dc.creator | Guimarães, Genecy Novaes Moraes | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T13:42:48Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T13:42:48Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2019-12-11 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2019-12-11 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2016 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/53278 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/53278 | - |
| Descrição: dc.description | Orientador (a) : Camila Siqueira Gouvêa Costa Gonçalves | - |
| Descrição: dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica | - |
| Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
| Descrição: dc.description | Resumo : Esta pesquisa tem como tema a leitura. Surgiu a partir das inquietações da pesquisadora e de sua experiência vivida, nas quais evidenciam a dificuldade que o aluno da segunda etapa do Ensino Fundamental tem de gostar, saber e compreender a leitura. Analisou-se o percurso do projeto de leitura de uma escola pública, nos anos finais do Ensino Fundamental. A partir dessas indagações, foi formulada a seguinte pergunta: Como aprimorar o projeto de leitura com os alunos das séries finais do ensino fundamental com vistas às práticas de comunicação escolar e à formação de leitores? Para orientar o trabalho, o seguinte objetivo foi traçado: analisar a importância da leitura nas séries finais do ensino fundamental de nove anos (8° e 9° anos). E quando incluída na prática curricular da escola como subsídio fundamental para desenvolver nos alunos, as capacidades específicas do domínio da leitura e consequentemente favorecer para a formação de cidadãos críticos e ativos na sociedade. O referencial teórico foi baseado nos estudos de Silva, Foucambert, Lajolo, Lerner, Pennac Jurema, Solé, Cosson e etc... A metodologia foi norteada pelos princípios da pesquisa exploratória e qualitativa. O questionário foi o instrumento utilizado para coleta de dados, que foram analisados e apresentados em forma de gráficos e tabela. Participaram da pesquisa os professores da escola do referido projeto que foi analisado. Como resultado é possível perceber que na escola há uma busca por práticas que levem a formação de leitores críticos e competentes. A partir da análise dos dados obtidos, conclui-se que há um forte grau de comprometimento com a proposta de leitura da Escola e um engajamento entre o grupo para elaborar estratégias que possam evidenciar e desenvolver no aluno as competências leitoras. Fato que se percebe nas formações continuadas onde há com frequência trabalhos, palestras e oficinas voltadas para o tema leitura. Destaca-se que as reflexões realizadas durante a pesquisa aguçaram nos docentes o desejo de reelaborar e aprimorar as estratégias do Projeto em questão. | - |
| Formato: dc.format | 32 p. : il. (algumas color.). | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Ensino fundamental | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Leitura (Ensino fundamental) | - |
| Título: dc.title | Importância da leitura na escola : análise de projeto de leitura nos anos finais do ensino fundamental : uma pesquisa qualitativa. | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: