O perfil do coordenador pedagógico das escolas municipais de Toledo/PR

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorTiecher, Adilson Luiz-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná.Setor de Educação. Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica-
Autor(es): dc.creatorSuzin, Francieli Hein-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T11:15:30Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T11:15:30Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-01-05-
Data de envio: dc.date.issued2020-01-05-
Data de envio: dc.date.issued2016-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/53275-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/53275-
Descrição: dc.descriptionOrientador : Professor Me. Adilson Luiz Tiecher-
Descrição: dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo : Esse artigo tem por objetivo traçar o perfil dos/as coordenadores/as pedagógicos/as que atuam nas Escolas Municipais de Toledo/Pr, no ano de 2016, para melhor conhecê-los/as, idealizando o aprimoramento da formação continuada, bem como, os encaminhamentos de estudo para esse grupo de professores em específico, que exerce a referida função, assim como efetivar essa área de atuação. Importante ressaltar que, de acordo com a legislação municipal, o ingresso na carreira do magistério, se dá pelo cargo de professor/a, sendo esse/a eleito/a dentro da sua instituição escolar de exercício da coordenação. Como encaminhamento metodológico, foi realizada uma pesquisa bibliográfica de autores que abordam a temática e aplicado um questionário para coleta de dados juntos aos profissionais que atuam como coordenadores/as pedagógicos/as. A partir dos dados e, das leituras das respostas apresentadas pelos/as coordenadores/as pedagógicos/as, podemos perceber que a maioria deles/as consegue estabelecer boa distribuição de tempo às atividades inerentes ao cargo de coordenação pedagógica, sendo possível afirmar que eles/as possuem conhecimentos consideráveis para adequada distribuição de suas interferências pedagógicas dentro do ambiente escolar. Cabe ainda destacar que, os/as coordenadores/as pedagógicos/as, possuem variadas estratégia para se manterem atualizados/as nos assuntos congêneres a sua função, assim como, a maioria deles/as consegue efetivar as funções formativa, articuladora e transformadora, no seu ambiente escolar, com os/as professores/as que eles/as dividem o espaço escolar, entretanto, reconhecem as fragilidades de sua formação enfatizando a necessidade de permanente atualização e estudos para o bom desempenho de sua função no interior da escola.-
Formato: dc.format20 p : il. (algumas color.).-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectOrientadores educacionais-
Palavras-chave: dc.subjectEducação permanente-
Título: dc.titleO perfil do coordenador pedagógico das escolas municipais de Toledo/PR-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.