Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Ferraz, Jokasta Pires Vieira | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná.Setor de Educação. Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica | - |
Autor(es): dc.creator | Moraes, Fabiana Arlete Reis de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T12:08:16Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T12:08:16Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-12-11 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-12-11 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2016 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/53248 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/53248 | - |
Descrição: dc.description | Orientadora : Jokasta Pires Vieira Ferraz | - |
Descrição: dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
Descrição: dc.description | Resumo : Este artigo propõe uma reflexão sobre como é organizado o Conselho de Classe nas escolas estaduais do Estado do Paraná, com vistas a apreender quais são os limites e possibilidades para uma melhoria no desenvolvimento deste órgão colegiado. Pois, ainda que a legislação assegure que o Conselho de Classe deva ser um momento de avaliação tanto do aluno quanto dos outros sujeitos que participam do processo de aprendizagem, como os professores, a equipe pedagógica, direção escolar, a família e o meio social no qual o aluno está inserido, têm-se inúmeras dificuldades para sua verdadeira efetivação. Desta forma, este artigo tem como objetivo geral investigar a importância do Conselho de Classe na condução do trabalho pedagógico, seus desafios e possibilidades. Para tanto, será explanado o que os teóricos que discutem gestão democrática definem por Conselho de Classe. E, na tentativa de trazer as vozes do que profissionais que atuam diretamente no ambiente escolar, optou-se por tratar esta temática com maior profundidade através de estudos realizados no contexto do Programa de Desenvolvimento Educacional – PDE. O PDE é um programa do Estado do Paraná regulamentada pela Lei Complementar n. 130/2010, que visa estabelecer uma articulação entre professores do ensino superior com os da educação básica. A opção metodológica em aprofundar este tema através dos artigos desenvolvidos por professores durante o PDE deve-se, em primeiro plano, ao fato de que a natureza do trabalho desenvolvido no contexto deste programa expressa a investigação da realidade vivenciada pelos professores participantes do referido programa. Ademais, trata-se de produção científica atual e ainda pouco investigada, que permite a elaboração das reflexões necessárias para o entendimento dos limites e possibilidades que a instancia do Conselho de Classe enfrenta. | - |
Formato: dc.format | 27 p. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Planejamento educacional | - |
Palavras-chave: dc.subject | Avaliação educacional | - |
Título: dc.title | Importância do conselho de classe na condução do trabalho pedagógico : desafios e possibilidades : o que apontam as pesquisas realizadas no PDE 2012 | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: