O papel do coordenador pedagógico na gestão da indisciplina em sala de aula

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorFerreira, Adriane Carneiro-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná.Setor de Educação. Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica-
Autor(es): dc.creatorMengato, Evelyze Eliane Rios-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T11:18:39Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T11:18:39Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-12-19-
Data de envio: dc.date.issued2019-12-19-
Data de envio: dc.date.issued2016-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/53246-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/53246-
Descrição: dc.descriptionOrientadora : Profª Mestra Adriane Carneiro Ferreira-
Descrição: dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo : O presente artigo destaca o papel do coordenador pedagógico na gestão da indisciplina em sala de aula. O foco é a relação que estabelece com o docente em um trabalho conjunto em torno deste fator que tanto afeta o processo de ensino e a aprendizagem do educando. Justifica-se essa abordagem em decorrência da indisciplina ser um grave problema nas escolas, e que demanda uma gestão adequada, ou seja, que considere aspectos como a autonomia e participação do aluno para que a intervenção efetivada tenha um cunho pedagógico e auxilie-o a rever sua postura, evitando prejuízos ao seu aprendizado como também na sua relação com o professor em sala de aula. A metodologia selecionada foi à revisão da literatura. Ao término do artigo é possível realçar que o papel do coordenador pedagógico é significativo, com condições de estabelecer uma gestão conjunta com o professor, visando instituir uma intervenção interdisciplinar, que possa atenuar os problemas indisciplinares sem recorrer aos métodos não pedagógicos, além de possibilitar a participação do educando no processo de ensino, que é um fator relevante para sua aprendizagem.-
Formato: dc.format16 p.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
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Palavras-chave: dc.subjectDisciplina escolar-
Palavras-chave: dc.subjectOrientadores educacionais-
Título: dc.titleO papel do coordenador pedagógico na gestão da indisciplina em sala de aula-
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