Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Ferreira, Adriane Carneiro | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná.Setor de Educação. Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica | - |
Autor(es): dc.creator | Mengato, Evelyze Eliane Rios | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T11:18:39Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T11:18:39Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-12-19 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-12-19 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2016 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/53246 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/53246 | - |
Descrição: dc.description | Orientadora : Profª Mestra Adriane Carneiro Ferreira | - |
Descrição: dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
Descrição: dc.description | Resumo : O presente artigo destaca o papel do coordenador pedagógico na gestão da indisciplina em sala de aula. O foco é a relação que estabelece com o docente em um trabalho conjunto em torno deste fator que tanto afeta o processo de ensino e a aprendizagem do educando. Justifica-se essa abordagem em decorrência da indisciplina ser um grave problema nas escolas, e que demanda uma gestão adequada, ou seja, que considere aspectos como a autonomia e participação do aluno para que a intervenção efetivada tenha um cunho pedagógico e auxilie-o a rever sua postura, evitando prejuízos ao seu aprendizado como também na sua relação com o professor em sala de aula. A metodologia selecionada foi à revisão da literatura. Ao término do artigo é possível realçar que o papel do coordenador pedagógico é significativo, com condições de estabelecer uma gestão conjunta com o professor, visando instituir uma intervenção interdisciplinar, que possa atenuar os problemas indisciplinares sem recorrer aos métodos não pedagógicos, além de possibilitar a participação do educando no processo de ensino, que é um fator relevante para sua aprendizagem. | - |
Formato: dc.format | 16 p. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Disciplina escolar | - |
Palavras-chave: dc.subject | Orientadores educacionais | - |
Título: dc.title | O papel do coordenador pedagógico na gestão da indisciplina em sala de aula | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: