
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Rodrigues, Vivian Isleb | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná.Setor de Educação. Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica | - |
| Autor(es): dc.creator | Freitas, Eudinéa de Aguiar de | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T12:33:11Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T12:33:11Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2019-11-17 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2019-11-17 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2016 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/53243 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/53243 | - |
| Descrição: dc.description | Orientador (a) : Vivian Isleb Rodrigues | - |
| Descrição: dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica | - |
| Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
| Descrição: dc.description | Resumo : O presente artigo tem como objeto de análise a aprendizagem da matemática no processo de transição dos alunos do 5º ano do Ensino Fundamental fase I para o 6º ano do Ensino Fundamental fase II. Problematizou-se em que medida é possível superar a dificuldade na aprendizagem do ensino da matemática, no processo de transição dos alunos do 5º ano do Ensino Fundamental fase I para o 6º ano Ensino Fundamental fase II. Como parte dos encaminhamentos realizou-se uma pesquisa bibliográfica de autores que discutem acerca do tema estudado. Como resultado da pesquisa, identificou-se por meio de jogos matemáticos uma possibilidade de metodologia diversificada que poderá contribuir no processo de ensino na aprendizagem das competências matemáticas e na tentativa de solucionar a problemática quanto à aprendizagem da matemática, no processo de transição dos estudantes. | - |
| Formato: dc.format | 21 p. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Matemática - Ensino fundamental | - |
| Título: dc.title | A aprendizagem da matemática na transição dos alunos do 5º para o 6º ano do ensino fundamental | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: