Avaliação institucional da escola pública

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Autor(es): dc.contributorLima, Humberto Rodrigues de-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná.Setor de Educação. Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica-
Autor(es): dc.creatorBecher, Elizete-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T11:58:19Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T11:58:19Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-12-02-
Data de envio: dc.date.issued2019-12-02-
Data de envio: dc.date.issued2016-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/53240-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/53240-
Descrição: dc.descriptionOrientador : Prof. Mestre Humberto Rodrigues de Lima-
Descrição: dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo : Discutir questões referentes à avaliação da instituição escolar pública em suas múltiplas dimensões na perspectiva da gestão democrática significa abordar as razões de ordem sociais e político-administrativas capazes de justificar a importância da escola proceder à sua autoavaliação. O texto aqui apresentado analisa elementos conceituais e procura contribuir para explicitar a importância da avaliação institucional e seu papel no desenvolvimento institucional da escola e na gestão democrática amparada por processos de mediação pedagógica pensados coletivamente. A contemporaneidade, permeada por rápidas e evidentes mudanças nas áreas científica, tecnológica, social, político-econômica e cultural, tem influenciado a organização social como um todo e os processos educacionais sofrem com o reflexo concreto das transformações havidas na sociedade. Nesse sentido, além de socializar subsídios teóricos sobre a avaliação da instituição escolar, considero relevante efetuar a proposição de discussões a respeito da operacionalização, ou seja, da utilização dos resultados obtidos no decorrer do processo de avaliação institucional e autoavaliação, para a elaboração do plano de ação da escola, visando a melhoria do processo educativo e a apropriação dos conhecimentos, ancorada na participação democrática e colaborativa dos protagonistas da instituição e no resgate da função social da escola.-
Formato: dc.format18 p.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
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Palavras-chave: dc.subjectAvaliação educacional-
Palavras-chave: dc.subjectEducação e Estado-
Título: dc.titleAvaliação institucional da escola pública-
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