
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Lopes, Jandicleide Evangelista | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná.Setor de Educação. Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica | - |
| Autor(es): dc.creator | Bernardino, Eliz Aparecida | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T13:05:33Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T13:05:33Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2020-01-08 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2020-01-08 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2016 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/53239 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/53239 | - |
| Descrição: dc.description | Orientadora : Prof. Dra. Jandicleide Evangelista Lopes | - |
| Descrição: dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica | - |
| Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
| Descrição: dc.description | Resumo : Este artigo aborda o tema a Avaliação Institucional e sua relação com qualidade educacional e a gestão democrática na Escola Pública. O estudo foi realizado a partir de pesquisas bibliográficas relacionadas com a avaliação institucional nas escolas públicas e a participação da comunidade escolar, numa perspectiva teórica que fundamenta a avaliação institucional no contexto escolar. Neste estudo é realizada a abordagem e a importância da efetivação da pratica avaliativa nas instituições de ensino, através de pesquisa de bibliográfica, tendo como metodologia a análise de livros e publicações que abordam o tema avaliação educacional nas instituições escolares, numa perspectiva social que considera a efetiva participação dos segmentos ligados a Instituição, para obterem uma apreciação elaborada sobre o trabalho desenvolvido na escola e assim reverem, conhecerem ou até mesmo aprofundarem os conhecimentos necessário sobre a Proposta Politica Pedagógica da escola, e num movimento de coletividade repensar os caminhos da Instituição de Ensino | - |
| Formato: dc.format | 13 p. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Avaliação educacional | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Democratização da educação | - |
| Título: dc.title | Um estudo sobre a avaliação institucional nas escolas públicas : um exercício de democracia | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: