Segmentação de clientes pessoas físicas no Banco do Brasil : análise do programa implementado e proposta para os clientes do agronegócios na Agência Castro

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorPrado, Paulo Henrique Müller, 1967--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Especialização MBA em Estratégia e Gestão Empresarial-
Autor(es): dc.creatorOliveira Filho, Simão Canuto de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T13:51:27Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T13:51:27Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-04-25-
Data de envio: dc.date.issued2024-04-25-
Data de envio: dc.date.issued2004-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/53228-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/53228-
Descrição: dc.descriptionOrientador : Paulo Henrique Müller Prado-
Descrição: dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Curso de Especialização MBA em Gestão Empresarial-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo: O enfoque dado neste trabalho é a segmentação como ferramenta de fidelização de clientes Pessoas Físicas no Banco do Brasil e também como ele ainda pode ser aperfeiçoado. Procura-se relatar e analisar as estratégias de segmentação, com suas características e aplicabilidade prática nos negócios e propor ações e medidas para potencializar iniciativas de fidelização de clientes. Pesquisas documentais e dados de entrevistas semi-estruturadas disponibilizadas via INTRANET BB, foram aplicadas à metodologia utilizada, tendo-se como resultado uma análise qualitativa dos dados. Compreende a implantação da segmentação comportamental (1999/2002), que objetiva direcionar as ações de desenvolvimento/adequação de produtos e a segmentação por Níveis de Relacionamento, que visa direcionar o atendimento nos canais de relacionamento, principalmente nas agências e a revisão da segmentação comportamental e a inclusão em caráter de programa-piloto, o chamado de BB Singular (2003/2004). Demonstrou-se ainda, a necessidade estudo mais apurado da segmentação para as Agências do BB com perfil rural, com uma proposta a partir da análise da Agência Castro/Pr. A revisão da literatura traz alguns requisitos básicos para uma segmentação efetiva e há também comparação do modelo teórico e o modelo implementado no Banco do Brasil. A segmentação trouxe ao Banco do Brasil, melhoria no índice de satisfação dos clientes, aumento de rentabilidade e maior compromisso dos funcionários no atendimento à clientela, embora as agências ainda não utilizem todo o ferramental disponibilizado. Ficou evidenciado que para o Banco do Brasil a consolidação da segmentação por Níveis de Relacionamento, porém a Segmentação Comportamental já necessitou de ajustes, e comprovou-se ser necessária constante atualização para acompanhar o mercado-
Formato: dc.format1 recurso online : PDF.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectSegmentação de mercado - Aspectos econômicos-
Título: dc.titleSegmentação de clientes pessoas físicas no Banco do Brasil : análise do programa implementado e proposta para os clientes do agronegócios na Agência Castro-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.