Expectativas dos alunos da EJA em relação à escola

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorLopes, Jandicleide Evangelista-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná.Setor de Educação. Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica-
Autor(es): dc.creatorLeite, Elisiana Paes-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T13:23:14Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T13:23:14Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-12-05-
Data de envio: dc.date.issued2019-12-05-
Data de envio: dc.date.issued2016-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/53224-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/53224-
Descrição: dc.descriptionOrientadora: Professora Dra. Jandicleide Lopes-
Descrição: dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo : O presente trabalho investiga junto aos estudantes, faixa etária 15 a 70 anos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) – São José dos Pinhais PR, suas expectativas em relação à escola. Fundamentou-se especialmente nas propostas de Freire entre outros autores, que destacam o diálogo que leva à ação que transforma e auxilia a democratizar à educação. Enfatiza a capacidade de construir a leitura de mundo e de zelar pela educação como um bem social. A investigação empírica, por entrevista semiestruturada apontou que os alunos entrevistados manifestam-se preocupados em aprender, em perguntar ao professor, em estar presente às aulas e valorizar a pesquisa para melhorar as deficiências em sala de aula. Ao mesmo tempo em que valorizam a pesquisa, solicitam material didático compatível. Eles reconhecem a escola como opção para melhorar de vida, porém é constante a preocupação familiar enquanto estão na escola e a preocupação com o trabalho, seu perfil é marcado também pela preocupação em promover e estimular a participação e a cooperação entre os colegas na sala de aula. O que se percebe, é que a EJA pela disponibilidade dessa modalidade, permite aos alunos buscar a realização de desenvolvimento profissional e social.-
Formato: dc.format22 p.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectEducação de adultos-
Título: dc.titleExpectativas dos alunos da EJA em relação à escola-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.