Comunicação entre as direções sindicais e suas bases a partir de uma amálise de jornais internos

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Autor(es): dc.contributorLima, Myrian Del Vecchio de, 1958--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Artes, Comunicação e Design. Curso de Graduação em Jornalismo-
Autor(es): dc.creatorSantos, Dalane Karen dos --
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T11:02:29Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T11:02:29Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-03-13-
Data de envio: dc.date.issued2023-03-13-
Data de envio: dc.date.issued2011-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/53208-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/53208-
Descrição: dc.descriptionOrientador: Myrian Del Vecchio de Lima-
Descrição: dc.descriptionMonografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes, Curso de Graduação em Jornalismo-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo : O presente Trabalho de Conclusão de Curso consiste em um breve resgate histórico do sindicalismo no Brasil, os ciclos de lutas vivenciados, e da comunicação sindical no país, com o objetivo de levantar algumas dificuldades presentes na elaboração de jornais sindicais. O trabalho analisou algumas características utilizadas em dois veículos de comunicação sindical: um deles, o Folha de Metal, produzido por um profissional jornalista, e o outro, o Boletim Resistência, produzido por dirigentes sindicais. Ambos destinados a um público alvo semelhante, o trabalhador de base do setor produtivo. Para isso, foram analisados informativos publicados durante o período de maior mobilização das categorias de metalúrgicos e petroquímicos, as campanhas salariais – pauta econômica que gera bastante interesse, em geral, por tratar de aumentos salariais, reajuste e benefícios. Por meio da linguagem empregada pelos produtores dos informativos, esse trabalho realizou uma breve análise de conteúdo dos informativos e verificou os principais problemas nos textos e títulos das capas dos veículos, com referência no modelo proposto por Giannotti e Santiago (1999), que defende que jornalismo sindical deve ser feito da forma mais clara e direta possível, com frases curtas e títulos que atraiam a atenção do trabalhador do setor produtivo-
Formato: dc.format1 recurso online : PDF.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
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Palavras-chave: dc.subjectJornalismo trabalhista-
Palavras-chave: dc.subjectJornalismo-
Título: dc.titleComunicação entre as direções sindicais e suas bases a partir de uma amálise de jornais internos-
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