A importância do pedagogo na formação continuada dos professores

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorCorrêa, Vanisse Simone Alves-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná.Setor de Educação. Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica-
Autor(es): dc.creatorMorais, Elaine Cristina Ferreira-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T11:18:10Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T11:18:10Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-11-19-
Data de envio: dc.date.issued2019-11-19-
Data de envio: dc.date.issued2016-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/53198-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/53198-
Descrição: dc.descriptionOrientadora: Prof.ª Dra. Vanisse Simone Alves Corrêa-
Descrição: dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo : A formação continuada em serviço é um direito dos profissionais de educação, existem muitas políticas públicas voltadas para esta demanda. As Secretarias de Educação possuem departamentos específicos para elaboração e execução de cursos para docentes, porém é no chão da escola que se verifica e constata as reais necessidades de aprimoramento e formação destes profissionais. O pedagogo possui acesso privilegiado a estas defasagens e necessidades de formações específicas, pois cabe a este profissional acompanhar o percurso pedagógico desde o planejamento até a execução das atividades propostas para atingir os objetivos elencados para cada faixa etária, o que torna possível traçar as principais dificuldades encontradas pelos educadores diante de sua prática. Esta pesquisa fundamentou-se teoricamente em diversos autores destacando-se Christov (2009), Santos (2005), Candau (2005). O estudo teve como origem uma intervenção realizada em um CMEI situado no município de Pinhais/PR. A pesquisa concluiu que: - É papel do pedagogo e uma de suas funções, proporcionar momentos de estudo, mas não só dele, pois o profissional e a entidade mantenedora também são responsáveis por esta questão. – O pedagogo deve buscar o fortalecimento teórico de acordo com os problemas encontrados no contexto escolar, tornando assim a formação continuada em serviço significativa, pois esta deve ser pensada de acordo com a realidade e demandas da comunidade escolar em que atua.-
Formato: dc.format12 p.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
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Palavras-chave: dc.subjectOrientadores educacionais-
Palavras-chave: dc.subjectProfessores - Educação permanente-
Título: dc.titleA importância do pedagogo na formação continuada dos professores-
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