A implantação do programa de aceleração da aprendizagem no estado do Paraná

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorFerraz, Jokasta Pires Vieira-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná.Setor de Educação. Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica-
Autor(es): dc.creatorAndrich, Edvane Batista-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T12:11:36Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T12:11:36Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-11-18-
Data de envio: dc.date.issued2019-11-18-
Data de envio: dc.date.issued2016-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/53189-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/53189-
Descrição: dc.descriptionOrientador(a): Jokasta Ferraz-
Descrição: dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo : O presente artigo é resultado final de estudo desenvolvido no curso de Pós Graduação nível de Especialização em Coordenação Pedagógica pela Universidade Federal do Paraná, com a finalidade de conhecer e analisar a implantação e implementação do Programa de Aceleração da Aprendizagem (PAE) pela Secretaria Estadual de Educação nas escolas públicas do Estado do Paraná. Para estudo do problema, elegeu-se como metodologia um levantamento bibliográfico em documentos legais e oficiais onde foi possível conhecer a implantação e a organização das classes de Aceleração nas escolas paranaense. As classes de Aceleração surgiram com o objetivo de acabar com a repetência e evasão escolar, assim, com este programa foi possível acelerar a educação de alunos multirepetentes. No estado do Paraná, o Programa de surgiu primeiramente como nome de Projeto Adequação Idade Série- Correção de Fluxo e foi desenvolvido de 1997 a 2002. Após estudos foi possível perceber resultado e observações sobre a gestão da implementação de políticas públicas e lições preliminares aprendidas.-
Formato: dc.format20 p.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
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Palavras-chave: dc.subjectRepetencia-
Palavras-chave: dc.subjectPsicologia da aprendizagem-
Título: dc.titleA implantação do programa de aceleração da aprendizagem no estado do Paraná-
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