A função do professor pedagogo na rede estadual de ensino do Paraná a partir da lei complementar n. 103 de 2004

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorTiecher, Adilson Luiz-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná.Setor de Educação. Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica-
Autor(es): dc.creatorGomes, Daniele Lopes-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T13:42:29Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T13:42:29Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-11-18-
Data de envio: dc.date.issued2019-11-18-
Data de envio: dc.date.issued2016-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/53181-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/53181-
Descrição: dc.descriptionOrientador : Professor Me. Adilson Luiz Tiecher-
Descrição: dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo : O presente trabalho tem por objetivo analisar a função do professor Pedagogo na escola pública estadual do Paraná, após a promulgação da Lei Complementar n. 103 de 2004, que dispõe sobre o plano de carreira dos professores da Rede Estadual da Educação Básica. Através de uma pesquisa bibliográfica em dissertações, livros e artigos, bem como em sites e documentos normativos da área, busca-se estabelecer uma compreensão mais definida da função do professor pedagogo na escola pública paranaense. O cotidiano escolar evidencia certa fragilidade do trabalho do pedagogo, influenciado pela falta de clareza da comunidade escolar e também por parte dos próprios profissionais, acerca das atividades pertinentes a sua função. Buscam-se os condicionantes para compreender para tal panorama. Para tanto, este trabalho está organizado da seguinte forma: inicialmente abordou-se a dimensão histórica da formação e atuação do pedagogo em diferentes momentos da educação brasileira, em seguida uma breve conceituação sobre a pedagogia e o pedagogo, e por fim, o embasamento legal para o exercício da função de professor pedagogo no estado do Paraná, presentes na legislação estadual e em documentos normativos sobre o cargo do professor pedagogo. Este estudo demonstrou certa indefinição acerca da atuação do pedagogo, desde as suas origens, passando por transformações ao longo da história da educação brasileira.-
Formato: dc.format14 p.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
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Palavras-chave: dc.subjectPedagogos-
Palavras-chave: dc.subjectOrientadores educacionais-
Título: dc.titleA função do professor pedagogo na rede estadual de ensino do Paraná a partir da lei complementar n. 103 de 2004-
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