Interdisciplinaridade e os desafios da implantação no contexto escolar

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorCorrêa, Vanisse Simone Alves-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná.Setor de Educação. Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica-
Autor(es): dc.creatorSilva, Cristiane Fernandes de Almeida-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T11:51:42Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T11:51:42Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-12-11-
Data de envio: dc.date.issued2019-12-11-
Data de envio: dc.date.issued2016-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/53153-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/53153-
Descrição: dc.descriptionOrientadora : Profª Dr.ª Vanisse Simone Alves Corrêa-
Descrição: dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo : A presente pesquisa tem como finalidade abordar a temática da interdisciplinaridade no contexto escolar, focando as práticas pedagógicas dos docentes e analisando a importância da interdisciplinaridade dentro da sala de aula. As problemáticas encontradas no processo de ensino aprendizagem devido à fragmentação das áreas do conhecimento foi o ponto de partida. Os autores utilizados para essa pesquisa foram: G Gu us sd do or rf f ( (1 19 96 67 7) ), , J Ja ap pi ia as ss su u ( (1 19 97 76 6) ), , S Sa an nt to om mé é ( (1 19 99 98 8) ), , F Fa az ze en nd da a ( (2 20 01 13 3) ). . Essa análise foi realizada através de aprofundamento teórico, pesquisa qualitativa, entrevistas, debate em reuniões e observações das ações pedagógicas dentro e fora da sala de aula. Para se obter uma amostra de resultado foi organizado um grupo de docentes para a tentativa de implantação das práticas interdisciplinares em suas práticas pedagógicas. Através de estudos em grupo, discussões e reflexões, foi realizado o planejamento de aulas interdisciplinares, no qual se pôde constatar que a prática interdisciplinar é executável e que um dos impedimentos para sua realização é a falta interesse do professor. Conclui-se que a interdisciplinaridade é uma proposta viável para reduzir a fragmentação dos saberes e melhorar o processo de ensino aprendizagem.-
Formato: dc.format13 p.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectDisciplina escolar-
Palavras-chave: dc.subjectPratica de ensino-
Título: dc.titleInterdisciplinaridade e os desafios da implantação no contexto escolar-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.