Avaliação : um estudo teórico necessário

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorLima, Humberto Rodrigues de-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná.Setor de Educação. Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica-
Autor(es): dc.creatorTerluk, Célia Canizella-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T11:10:57Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T11:10:57Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-11-26-
Data de envio: dc.date.issued2019-11-26-
Data de envio: dc.date.issued2016-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/53111-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/53111-
Descrição: dc.descriptionOrientador : Humberto Lima-
Descrição: dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo : No ambiente escolar, as avaliações são contínuas e indispensáveis para o desenvolvimento do trabalho pedagógico, por se tratarem de uma verificação dos resultados de ações direcionadas ao cumprimento de objetivos previamente planejados. A diversidade de metodologias e análises utilizadas, no entanto, proporcionam processos avaliativos distintos, embora não excludentes. As avaliações internas e próprias do cotidiano das salas de aula, são diagnósticos e auxiliam os professores na readaptação do ensino de acordo com o acompanhamento dos alunos; estas, e outras modalidades de avaliação interna são essenciais para o desenvolvimento contínuo do trabalho pedagógico, por avaliarem especificamente o domínio de conteúdos curriculares e progresso da aprendizagem no âmbito da sala de aula, um instrumento útil para o desenvolvimento de uma educação mais eficiente e que leva em consideração a heterogeneidade específica aos grupos de alunos.-
Formato: dc.format27 p.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectAvaliação educacional-
Palavras-chave: dc.subjectPsicologia da aprendizagem-
Título: dc.titleAvaliação : um estudo teórico necessário-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.