
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Biasi, Simoni Vilant de | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná.Setor de Educação. Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica | - |
| Autor(es): dc.creator | Ribeiro, Camila | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T13:46:34Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T13:46:34Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2019-12-11 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2019-12-11 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2016 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/53096 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/53096 | - |
| Descrição: dc.description | Orientadora : Simoni Vilant de Biasi | - |
| Descrição: dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica | - |
| Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
| Descrição: dc.description | Resumo : A indisciplina tem se mostrado como a vilã dos problemas do contexto escolar. Não há consenso sobre as causas, mas uma delas é a desmotivação que os alunos sentem por encontrarem professores não tão engajados, ou mesmo cansados diante da rotina que lhes são atribuídas. Equipe docente e pedagógica junto com as famílias buscam, sem sucesso, uma solução para este conflito que se tornou tão comum em todos os segmentos das escolas. Diante deste contexto, este artigo busca identificar as diversas formas de indisciplina escolar e o motivo da desmotivação dos alunos perante o ensino através de revisão bibliográfica e de pesquisa de campo realizada com alunos do Ensino Fundamental II da rede municipal de Araucária, Paraná. | - |
| Formato: dc.format | 12 p. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Disciplina escolar | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Ensino fundamental | - |
| Título: dc.title | Indisciplina escolar : quais as causas para tanto problema | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: