A influência da relação professor-aluno no processo de ensino aprendizagem : uma análise da literatura

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorGonçalves, Camila Siqueira Gouvêa Acosta-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná.Setor de Educação. Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica-
Autor(es): dc.creatorPaupério, Beatriz Regina-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T11:49:08Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T11:49:08Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-11-21-
Data de envio: dc.date.issued2019-11-21-
Data de envio: dc.date.issued2016-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/53089-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/53089-
Descrição: dc.descriptionOrientadora: Prof.ª Camila Siqueira Gouvêa Acosta Gonçalves-
Descrição: dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo : Nesse trabalho foi realizada uma pesquisa sobre as relações entre professor e aluno e a sua influência no processo de ensino aprendizagem, na perspectiva do olhar do professor sobre o aluno. Também foram considerados, os seus possíveis efeitos na vida acadêmica dos discentes. Com isso, a pesquisa incluiu a busca de reflexões a respeito da relevância das relações que as crianças constroem na idade escolar, a importância para o seu desenvolvimento cognitivo e os efeitos sobre o processo ensino aprendizagem. Entre os aspectos destacados pelos especialistas estão: a necessidade do professor conhecer os seus alunos, valorizar seus conhecimentos prévios e estimular o desenvolvimento das suas potencialidades. Além disso, considerando que algumas crianças estão diante de sua primeira experiência escolar e outras já trazem as experiências da educação infantil, são apresentadas considerações sobre as suas expectativas ao iniciarem no 1º ano do ensino fundamental e sobre o papel do professor como mediador das relações que as crianças estabelecerão na escola. O professor atua como um facilitador da aprendizagem, de maneira a perceber seus alunos em todas as suas dimensões e estimula a afetividade. E o coordenador pedagógico promove o diálogo com os professores, com a direção e equipe escolar.-
Formato: dc.format18 p.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectProfessores e alunos-
Palavras-chave: dc.subjectPsicologia educacional-
Título: dc.titleA influência da relação professor-aluno no processo de ensino aprendizagem : uma análise da literatura-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.