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| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Ramos, Edna Amancio de Souza | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná.Setor de Educação. Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica | - |
| Autor(es): dc.creator | Barbosa, Bárbara | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T12:51:39Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T12:51:39Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2020-01-09 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2020-01-09 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2016 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/53086 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/53086 | - |
| Descrição: dc.description | Orientadora : Professora Mestre Edna Amancio de Souza Ramos | - |
| Descrição: dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica | - |
| Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
| Descrição: dc.description | Resumo : Este trabalho tem por objetivo refletir sobre o que os professores e pedagogos pensam da adaptação curricular, quais as dificuldades enfrentadas e como estes profissionais trabalham para efetivar e garantir o processo de inclusão favorecendo a igualdade dos sujeitos no ambiente escolar. As adaptações curriculares são possibilidades educacionais para atuar frente às necessidades dos alunos com dificuldades de aprendizagem. Ela é vista pelos professores como um desafio que exige dedicação e planejamento. A adaptação curricular não é um novo currículo, mas sim sua adequação para torná-lo apropriado a todas as peculiaridades existentes no ambiente escolar. O currículo deve ser flexível, alterável e dinâmico para que atenda todos os educandos. A pesquisa se baseia em estudos referentes ao tema adaptação curricular e foram aplicadas entrevistas buscando reconhecer a opinião de professores e pedagogos da rede estadual de ensino sobre o tema. O principal fator evidenciado foi a carência de formação adequada para melhorar o trabalho pedagógico e a aprendizagem dos educandos. | - |
| Formato: dc.format | 17 p. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Currículo | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Professores - Formação | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Pedagogos | - |
| Título: dc.title | Adaptação curricular na prática docente | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
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