Refletindo sobre os limites e possibilidades das políticas avaliativas para o ensino médio

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorHammerschmitt, Ida-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná.Setor de Educação. Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica-
Autor(es): dc.creatorWüst, Auzeni Maria de Lima-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T11:33:11Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T11:33:11Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-01-07-
Data de envio: dc.date.issued2020-01-07-
Data de envio: dc.date.issued2016-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/53075-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/53075-
Descrição: dc.descriptionOrientador (a ): IDA HAMMERSCHMITT-
Descrição: dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo : O presente artigo estabelece reflexões sobre o IDEB – Índice de Desenvolvimento da Educação Básica e a relação deste com o processo avaliativo em busca de melhorias na qualidade do ensino, com o objetivo de avaliar o nível de aprendizagem dos alunos. Estabelece metas à serem atingidas, para assim melhorar as taxas de aprovação, reprovação e evasão, cujo resultado poderá incidir, quem sabe, diretamente numa melhor aprendizagem, na não repetição de ano e em uma frequência maior dos alunos em sala de aula. O artigo aborda a legislação vigente, o papel da avaliação e da avaliação institucional e fundamentalmente relação com a função da coordenação pedagógica diante os processos avaliativos. Explicita também por meio de estudos, o papel do IDEB enquanto um indicador de monitoramento dos processos avaliativos, investigando e relacionando-o com as práticas pedagógicas empreendidas no interior do espaço escolar, mais precisamente a visão do docente que atua na 3ª série do Ensino Médio do Colégio Estadual Cataratas do Iguaçu. Objetiva-se assim, por meio das reflexões promover o surgimento de elementos de superação, empreender uma análise para auxiliar em ações e práticas pedagógicas e avaliativas, que de fato possam fazer alcançar a qualidade de ensino e aprendizagem almejada para esta etapa da Educação Básica.-
Formato: dc.format21 p.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectIndicadores educacionais-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino médio-
Título: dc.titleRefletindo sobre os limites e possibilidades das políticas avaliativas para o ensino médio-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.