O papel do pedagogo na escola pública e a sua influência para a melhoria da qualidade da educação do Colégio Estadual Jardim Santa Cruz

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorPinheiro, Dalessandro de Oliveira-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná.Setor de Educação. Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica-
Autor(es): dc.creatorSalvador Neto, Antonio Cristovam-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T10:57:49Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T10:57:49Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-12-19-
Data de envio: dc.date.issued2019-12-19-
Data de envio: dc.date.issued2016-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/53070-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/53070-
Descrição: dc.descriptionOrientador : Prof.º Msc. Dalessandro de Oliveira Pinheiro-
Descrição: dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo : O presente trabalho apresenta um histórico dos resultados educacionais obtidos no Colégio Estadual Jardim Santa Cruz, desde a época do seu estabelecimento até o ano de 2015. Apresenta os índices de aprovação e reprovação dos alunos do Colégio Estadual Jardim Santa Cruz, de Cascavel, relacionando-os ao número de pedagogos trabalhando na escola, na execução de suas funções, regidas por edital de concurso público. Número este variável de acordo com as alterações e alternâncias nas políticas educacionais em cada momento governamental. Busca relacionar o trabalho pedagógico a políticas públicas direcioanadas à educação, no que tange ao porte escolar, em especial o relacionado ao porte dos pedagogos, e, implementadas no decorrer dos anos de funcionamento da escola. O desenvolvimento deste trabalho iniciou com a escolha do tema, seguido por uma coleta de dados utilizando-se de dados oficiais disponibilizados pela própria Secretaria de Estado da Educação, do Estado do Paraná, através do sistema SERE, e, posterior leitura e pesquisa bibliográfica para elaboração do relatório final. O objetivo deste trabalho é verificar a existência de relação entre os índices de aprovação e reprovação da escola e o número de pedagogos trabalhando por período. Os autores buscados para subsidiar este trabalho foram principalmente Libâneo, Saviani, Vasconcelos e Veiga. E, dentre as conclusões que se pode chegar, está a de que as alterações ocorridas nos índices de aprovação no Colégio, podem estar relacionadas ao número de pedagogos trabalhando na escola.-
Formato: dc.format19 p.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
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Palavras-chave: dc.subjectPedagogos-
Palavras-chave: dc.subjectPolítica pública-
Título: dc.titleO papel do pedagogo na escola pública e a sua influência para a melhoria da qualidade da educação do Colégio Estadual Jardim Santa Cruz-
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