
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Tiecher, Adilson Luiz | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná.Setor de Educação. Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica | - |
| Autor(es): dc.creator | Buzanelo, Ana Paula Valentini | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T11:35:59Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T11:35:59Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2019-11-25 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2019-11-25 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2016 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/53066 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/53066 | - |
| Descrição: dc.description | Orientador : Professor Me. Adilson Luiz Tiecher | - |
| Descrição: dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica | - |
| Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
| Descrição: dc.description | Resumo : Este trabalho propõe uma reflexão sobre a formação continuada para o Pedagogo/a da escola pública do Paraná, por meio de uma análise do programa Formação em Ação oferecido pela Secretaria da Educação do Estado do Paraná (SEED). Para tal, tomamos como ponto de partida algumas concepções sobre a formação continuada e sua importância, apontadas por autores da área de educação, fazendo um contraponto com o pensamento de colegas pedagogos/as que responderam um questionário semiaberto. Como resultado das análises, houve a compreensão de quão importante é modificar a forma da formação continuada que é ofertada pela SEED, pois pela análise dos colegas, essa formação deixa lacunas quando se trata da formação continuada do pedagogo/a e implica diretamente na melhoria da qualidade de ensino das escolas públicas. | - |
| Formato: dc.format | 17 p. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Pedagogos | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação permanente | - |
| Título: dc.title | As políticas de formação continuada para pedagogos : a experiência do Formação em Ação na Rede Estadual de Ensino do Paraná | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: