Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Corrêa, Vanisse Simone Alves | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná.Setor de Educação. Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica | - |
Autor(es): dc.creator | Zene, Ana Paula Kogima | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T11:27:24Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T11:27:24Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-01-05 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-01-05 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2016 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/53065 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/53065 | - |
Descrição: dc.description | Orientadora : Profa.Dra.Vanisse Simone Alves Corrêa | - |
Descrição: dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
Descrição: dc.description | Resumo : O presente artigo é um estudo sobre a função do coordenador pedagógico na Rede Municipal de Educação do Município de Curitiba, objetivando o melhor entendimento do seu papel, das relações que se estabelecem entre ele e os diversos sujeitos da escola e em que medida sua função está imersa nas relações de poder que se configuram no ambiente escolar. Destaca-se que a função de coordenador pedagógico é denominada atualmente de suporte técnico-pedagógico, mas, neste trabalho, optou-se por usar a expressão "coordenador pedagógico", em sintonia com a teoria do campo de estudo. Metodologicamente a pesquisa se fundamentou na revisão de literatura e na legislação atinente ao tema. Também foi ofertado um questionário composto por quinze questões de múltipla escolha, com respostas fechadas. Teoricamente este estudo embasou-se em diversos autores, destacandose Bobbio (2000); Weber, 1982; Foucault (2012) e Hobbes (2000), entre outros. A pesquisa concluiu que:- As relações no ambiente escolar influenciam diretamente o desempenho de todos, principalmente o do coordenador pedagógico. - Ainda há certa rejeição por parte corpo decente em reconhecer e aceitar a configuração funcional que estabelece o coordenador como membro da equipe diretiva da escola e, portanto, que hierarquicamente o coloca acima dos professores. Isso em parte, se deve ao fato de que na RME de Curitiba, para assumir o cargo de coordenador, é preciso, antes, ter passado pelo cargo de professor. – O coordenador pedagógico não tem clareza quanto às suas reais funções, o que o leva, muitas vezes, a realizar atividades que não correspondem à sua alçada profissional. – Há necessidade de um maior esclarecimento sobre a função do coordenador pedagógico da RME de Curitiba e das relações de poder que giram em torno dele e dos outros sujeitos da escola, já que isso afeta diretamente o ambiente escolar e as atitudes dos sujeitos, o que, em última análise, impacta na qualidade da educação. | - |
Formato: dc.format | 19 p. : il. (algumas color.). | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Orientadores educacionais | - |
Palavras-chave: dc.subject | Escolas publicas | - |
Título: dc.title | O trabalho do coordenador pedagógico e as relações de poder dentro da escola | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: