O trabalho do coordenador pedagógico e as relações de poder dentro da escola

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Autor(es): dc.contributorCorrêa, Vanisse Simone Alves-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná.Setor de Educação. Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica-
Autor(es): dc.creatorZene, Ana Paula Kogima-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T11:27:24Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T11:27:24Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-01-05-
Data de envio: dc.date.issued2020-01-05-
Data de envio: dc.date.issued2016-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/53065-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/53065-
Descrição: dc.descriptionOrientadora : Profa.Dra.Vanisse Simone Alves Corrêa-
Descrição: dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo : O presente artigo é um estudo sobre a função do coordenador pedagógico na Rede Municipal de Educação do Município de Curitiba, objetivando o melhor entendimento do seu papel, das relações que se estabelecem entre ele e os diversos sujeitos da escola e em que medida sua função está imersa nas relações de poder que se configuram no ambiente escolar. Destaca-se que a função de coordenador pedagógico é denominada atualmente de suporte técnico-pedagógico, mas, neste trabalho, optou-se por usar a expressão "coordenador pedagógico", em sintonia com a teoria do campo de estudo. Metodologicamente a pesquisa se fundamentou na revisão de literatura e na legislação atinente ao tema. Também foi ofertado um questionário composto por quinze questões de múltipla escolha, com respostas fechadas. Teoricamente este estudo embasou-se em diversos autores, destacandose Bobbio (2000); Weber, 1982; Foucault (2012) e Hobbes (2000), entre outros. A pesquisa concluiu que:- As relações no ambiente escolar influenciam diretamente o desempenho de todos, principalmente o do coordenador pedagógico. - Ainda há certa rejeição por parte corpo decente em reconhecer e aceitar a configuração funcional que estabelece o coordenador como membro da equipe diretiva da escola e, portanto, que hierarquicamente o coloca acima dos professores. Isso em parte, se deve ao fato de que na RME de Curitiba, para assumir o cargo de coordenador, é preciso, antes, ter passado pelo cargo de professor. – O coordenador pedagógico não tem clareza quanto às suas reais funções, o que o leva, muitas vezes, a realizar atividades que não correspondem à sua alçada profissional. – Há necessidade de um maior esclarecimento sobre a função do coordenador pedagógico da RME de Curitiba e das relações de poder que giram em torno dele e dos outros sujeitos da escola, já que isso afeta diretamente o ambiente escolar e as atitudes dos sujeitos, o que, em última análise, impacta na qualidade da educação.-
Formato: dc.format19 p. : il. (algumas color.).-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
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Palavras-chave: dc.subjectOrientadores educacionais-
Palavras-chave: dc.subjectEscolas publicas-
Título: dc.titleO trabalho do coordenador pedagógico e as relações de poder dentro da escola-
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