
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Tiecher, Adilson Luiz | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná.Setor de Educação. Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica | - |
| Autor(es): dc.creator | Silva, Alexsandra Zaffari da | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T13:26:46Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T13:26:46Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2020-01-06 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2020-01-06 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2016 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/53059 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/53059 | - |
| Descrição: dc.description | Orientador : Professor Me. Adilson Luiz Tiecher | - |
| Descrição: dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica | - |
| Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
| Descrição: dc.description | Resumo : Esta reflexão se fundamenta nas discussões de caráter político dos trabalhadores do campo em busca da garantia de seus direitos sociais, como por exemplo, o direito a terra, à educação, se constituindo em um panorama de pretensões por compreensões teóricas inovadoras, ordenadas no cenário da luta política. Nesta produção textual, busca-se ressaltar a importância dos movimentos sociais na sociedade, uma vez que viabilizem que as categorias populares possam participar e transformar a sociedade vigente. Nessa concepção, merece destaque o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), como sendo um dos precursores se constituindo em um dos movimentos populares mais intensos e renomados no Brasil e que induziu a metodologia da educação no e do campo para a esfera da discussão, diálogo e prática uma vez que se tratava do principal objetivo de seus ativistas. Dessa forma, no presente artigo, será abordado de forma mais expressiva o parecer educacional advindo do MST. Para cumprir este propósito será discorrido a respeito do MST, a sua peleja pela educação no e do campo enquanto um embate igualmente do Movimento, assim como o parecer educacional do Movimento. O objetivo geral deste texto consiste em aprofundar os conhecimentos a respeito da luta pela educação do e no campo, assim como proporcionar uma reflexão acerca dos artifícios metodológicos adotados pelos professores pertencentes ao MST, na sua práxis de ensino habitual e seu parecer educacional, almejando compreender a forma como isto irá possibilitar aos educandos das extensões de reforma agrária uma civilização e, por conseguinte, a formação de cidadãos críticos, para que sejam capacitados a se tornarem agentes de transformação da sociedade. | - |
| Formato: dc.format | 18 p. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação rural | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Movimentos sociais rurais | - |
| Título: dc.title | Os movimentos sociais do campo em prol da educação do campo | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: