Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Ferreira, Adriana Carneiro | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná.Setor de Educação. Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica | - |
Autor(es): dc.creator | Castelini, Alessandra Lopes de Oliveira | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T10:41:05Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T10:41:05Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-11-19 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-11-19 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2016 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/53044 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/53044 | - |
Descrição: dc.description | Orientadora : Prof.ª Mestra Adriane Carneiro Ferreira | - |
Descrição: dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
Descrição: dc.description | Resumo : Este estudo faz parte da pesquisa de mestrado vinculado ao PPGE/UNICENTRO e utilizaremos um recorte sobre o papel de articulação do coordenador pedagógico no contexto educativo e a inserção dos elementos referentes ao cumprimento da Lei Federal n° 10.639/03, o qual torna obrigatório o ensino de História e Cultura Africana e Afro-brasileira, bem como das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino da História e Cultura Africana e Afro-brasileira (2004) e as práticas de promoção da igualdade racial para a educação básica. Para tanto, apresentamos uma discussão sobre a referida Lei, buscando entender como se deu a formação dos docentes e coordenadores pedagógicos e o trabalho de articulação da promoção dos estudos étnico-raciais na escola utilizando os dados da SEMEC, entrevista e da formação de docentes da rede municipal de ensino junto a um curso de extensão do Núcleo de Estudos Ameríndios e Africanos – NEAA/UNICENTRO no Município de Pitanga- PR. Como base metodológica para essa discussão utilizou a Antropologia Educacional, embasado em Fredrik Barth e Neusa Gusmão. Foi possível constatar, no final desse estudo, que dentre as implicações para a implementação da Lei 10.639/03 está a formação inicial de Pedagogia que não contemplou a educação para as relações étnico-raciais e a necessidade de ampliar a oferta de cursos para formação para docentes e coordenadores pedagógicos com o objetivo de desenvolver materiais simultaneamente à sua capacitação, igualmente, resgatando o envolvimento de alunos e familiares valorizando as comunidades tradicionais e as sociodiversidades, afro-brasileiras e africanas, oportunizando novas formas de aprendizagem nessa modalidade de educação. | - |
Formato: dc.format | 18 p. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Relações etnicas | - |
Palavras-chave: dc.subject | Supervisão escolar | - |
Palavras-chave: dc.subject | Profossores - Formação | - |
Título: dc.title | A importância do coordenador pedagógico como articulador da implementação da lei 10.639/03 e da educação para as relações étnico-raciais no município de Pitanga / PR | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: