A importância do coordenador pedagógico como articulador da implementação da lei 10.639/03 e da educação para as relações étnico-raciais no município de Pitanga / PR

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorFerreira, Adriana Carneiro-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná.Setor de Educação. Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica-
Autor(es): dc.creatorCastelini, Alessandra Lopes de Oliveira-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T10:41:05Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T10:41:05Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-11-19-
Data de envio: dc.date.issued2019-11-19-
Data de envio: dc.date.issued2016-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/53044-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/53044-
Descrição: dc.descriptionOrientadora : Prof.ª Mestra Adriane Carneiro Ferreira-
Descrição: dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo : Este estudo faz parte da pesquisa de mestrado vinculado ao PPGE/UNICENTRO e utilizaremos um recorte sobre o papel de articulação do coordenador pedagógico no contexto educativo e a inserção dos elementos referentes ao cumprimento da Lei Federal n° 10.639/03, o qual torna obrigatório o ensino de História e Cultura Africana e Afro-brasileira, bem como das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino da História e Cultura Africana e Afro-brasileira (2004) e as práticas de promoção da igualdade racial para a educação básica. Para tanto, apresentamos uma discussão sobre a referida Lei, buscando entender como se deu a formação dos docentes e coordenadores pedagógicos e o trabalho de articulação da promoção dos estudos étnico-raciais na escola utilizando os dados da SEMEC, entrevista e da formação de docentes da rede municipal de ensino junto a um curso de extensão do Núcleo de Estudos Ameríndios e Africanos – NEAA/UNICENTRO no Município de Pitanga- PR. Como base metodológica para essa discussão utilizou a Antropologia Educacional, embasado em Fredrik Barth e Neusa Gusmão. Foi possível constatar, no final desse estudo, que dentre as implicações para a implementação da Lei 10.639/03 está a formação inicial de Pedagogia que não contemplou a educação para as relações étnico-raciais e a necessidade de ampliar a oferta de cursos para formação para docentes e coordenadores pedagógicos com o objetivo de desenvolver materiais simultaneamente à sua capacitação, igualmente, resgatando o envolvimento de alunos e familiares valorizando as comunidades tradicionais e as sociodiversidades, afro-brasileiras e africanas, oportunizando novas formas de aprendizagem nessa modalidade de educação.-
Formato: dc.format18 p.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
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Palavras-chave: dc.subjectRelações etnicas-
Palavras-chave: dc.subjectSupervisão escolar-
Palavras-chave: dc.subjectProfossores - Formação-
Título: dc.titleA importância do coordenador pedagógico como articulador da implementação da lei 10.639/03 e da educação para as relações étnico-raciais no município de Pitanga / PR-
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