Ciclo de Formação Humana : um estudo sobre avaliação

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorFerreira, Adriane Carneiro-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná.Setor de Educação. Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica-
Autor(es): dc.creatorFontanella, Aila Maria Camargo-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T13:38:06Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T13:38:06Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-12-02-
Data de envio: dc.date.issued2019-12-02-
Data de envio: dc.date.issued2016-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/53040-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/53040-
Descrição: dc.descriptionOrientadora: Profª Mestra Adriane Carneiro Ferreira-
Descrição: dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo : Este trabalho descreve sobre o Ciclo de Formação Humana realizado no Colégio Estadual do Campo Iraci Salete Strozak, localizado na Comunidade de Centro Novo, Assentamento Marcos Freire. Segundo os autores analisados, os Ciclos de Formação Humana vem de encontro às necessidades educacionais e sociais dos estudantes e educadores, especialmente da área camponesa. A pesquisa bibliográfica desenvolvida teve como base a organização do trabalho pedagógico realizado nos Ciclos de Formação Humana no que concerne a avaliação realizada através de Parecer Descritivo e a atuação do Conselho de Classe Participativo, onde sugere que todos os sujeitos envolvidos avaliam e reavaliam suas práticas, levando em consideração as metodologias utilizadas e assim reflitam sobre sua prática, fazer com que o educando também repense seu aprendizado. Assim objetivo principal é a reflexão e a partir desta, coletivamente, a busca de ações para melhorias no sentido que os objetivos sejam atingidos, considerando as fases da vida de cada estudante, respeitando seu ritmo de aprendizagem como sujeito com capacidade de participar e decidir. A pesquisa se apoia no Projeto Político Pedagógico da Instituição Educativa, que demonstra toda a organização escolar, objetivos e metas do trabalho pedagógico e da prática avaliativa, buscando romper a fragmentação dos conteúdos. Compõe a análise entrevista com dez professores e profissionais que atuam no referido Colégio, que demonstraram que o Ciclo de Formação Humana contempla todas as áreas necessárias do conhecimento e onde o sujeito é considerado na sua integralidade.-
Formato: dc.format23 p. : il.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectConselhos de educação-
Palavras-chave: dc.subjectAvaliação educacional-
Título: dc.titleCiclo de Formação Humana : um estudo sobre avaliação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.