Gestão escolar indígena e a gestão democrática

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorRamos, Edna Amancio de Souza-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná.Setor de Educação. Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica-
Autor(es): dc.creatorPawlak, Adriana Peschisky-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T12:35:19Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T12:35:19Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-12-11-
Data de envio: dc.date.issued2019-12-11-
Data de envio: dc.date.issued2016-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/53031-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/53031-
Descrição: dc.descriptionOrientador (a ):Professora Mestre Edna Amancio de Souza Ramos-
Descrição: dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo : Esse artigo é parte obrigatória para a conclusão do Curso de Pós Graduação em Gestão Escolar da Universidade Federal do Paraná, que tem como tema a Gestão Escolar Indígena. A presente pesquisa apresenta a gestão escolar na área indígena e traz conceitos de educação indígena e gestão escolar na legislação educacional e parte para uma investigação desta realidade levando em conta a prática da autora em escolas indígenas na rede estadual de ensino do Paraná, especificamente no NRE (Núcleo Regional de Educação) Laranjeiras do Sul. É um trabalho com pesquisa bibliográfica e na sua metodologia utilizam da pesquisa em diferentes documentos, como a legislação, documentos orientadores e dados estatísticos da oferta no estado do Paraná. Nas considerações finais entende-se que se faz necessário, atuar conjuntamente com professores, alunos, gestores e as comunidades indígenas, para que se elaborem propostas de trabalho que possam, de fato, serem efetivadas, respeitando a todos sem distinção e proveitos próprios. A metodologia utilizada foi através de uma pesquisa bibliográfica onde se analisou as legislações e documentos decorrentes do processo da educação escolar indígena e da gestão escolar.-
Formato: dc.format23 p.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectEscolas - Organização e administração-
Palavras-chave: dc.subjectEscolas indígenas-
Título: dc.titleGestão escolar indígena e a gestão democrática-
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