Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Rosa, Carlos Eurico Galvão | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Campus Jandaia do Sul. Licenciatura em Computação | - |
Autor(es): dc.creator | Albuquerque, João Bosco Cavalcante (João Bosco Cavalcante Albuquerque). Ensino do pensamento computacional para crianças: análise de ferramentas para construção de uma proposta pedagógica | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2019-08-21T23:34:11Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2019-08-21T23:34:11Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018-01-25 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018-01-25 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2017 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/1884/53028 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/53028 | - |
Descrição: dc.description | Orientador : Carlos Eurico Galvão Rosa | - |
Descrição: dc.description | Monografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Campus Jandaia, Curso de Licenciatura em Computação. | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
Descrição: dc.description | Resumo : O Pensamento Computacional (PC) tem sido um tema debatido por muitos educadores ao redor do mundo. Sabe-se que o PC é a base para diversos fundamentos da Ciência da Computação, com aplicação na resolução de problemas em diversas áreas do conhecimento. A grande questão é saber quando PC deve começar a ser desenvolvido e qual deve ser o papel da escola. Outro ponto interessante deve ser o como fazer isso e quem estará habilitado a ministrar as disciplinas que promovem esse desenvolvimento. Este trabalho faz uma pesquisa da importância do desenvolvimento, as iniciativas em alguns países, as ferramentas que podem ser usadas no desenvolvimento do PC, apresentando sugestões de trabalho de acordo com a infraestrutura disponível. | - |
Formato: dc.format | 92 f. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Relação: dc.relation | Disponível em formato digital. | - |
Palavras-chave: dc.subject | Computaçao - Estudo e ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Informática - Estudo e ensino (Primeiro grau) | - |
Título: dc.title | Ensino do pensamento computacional para crianças : análise de ferramentas para construção de uma proposta pedagógica | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: