Ensino do pensamento computacional para crianças : análise de ferramentas para construção de uma proposta pedagógica

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorRosa, Carlos Eurico Galvão-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Campus Jandaia do Sul. Licenciatura em Computação-
Autor(es): dc.creatorAlbuquerque, João Bosco Cavalcante (João Bosco Cavalcante Albuquerque). Ensino do pensamento computacional para crianças: análise de ferramentas para construção de uma proposta pedagógica-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-08-21T23:34:11Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-08-21T23:34:11Z-
Data de envio: dc.date.issued2018-01-25-
Data de envio: dc.date.issued2018-01-25-
Data de envio: dc.date.issued2017-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/1884/53028-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/53028-
Descrição: dc.descriptionOrientador : Carlos Eurico Galvão Rosa-
Descrição: dc.descriptionMonografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Campus Jandaia, Curso de Licenciatura em Computação.-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo : O Pensamento Computacional (PC) tem sido um tema debatido por muitos educadores ao redor do mundo. Sabe-se que o PC é a base para diversos fundamentos da Ciência da Computação, com aplicação na resolução de problemas em diversas áreas do conhecimento. A grande questão é saber quando PC deve começar a ser desenvolvido e qual deve ser o papel da escola. Outro ponto interessante deve ser o como fazer isso e quem estará habilitado a ministrar as disciplinas que promovem esse desenvolvimento. Este trabalho faz uma pesquisa da importância do desenvolvimento, as iniciativas em alguns países, as ferramentas que podem ser usadas no desenvolvimento do PC, apresentando sugestões de trabalho de acordo com a infraestrutura disponível.-
Formato: dc.format92 f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Relação: dc.relationDisponível em formato digital.-
Palavras-chave: dc.subjectComputaçao - Estudo e ensino-
Palavras-chave: dc.subjectInformática - Estudo e ensino (Primeiro grau)-
Título: dc.titleEnsino do pensamento computacional para crianças : análise de ferramentas para construção de uma proposta pedagógica-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.