Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Bencostta, Marcus Levy, 1963- | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação | - |
Autor(es): dc.creator | Lima, Ederson Prestes Santos, 1971- | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T11:17:19Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T11:17:19Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-08-08 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-08-08 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2015 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/52990 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/52990 | - |
Descrição: dc.description | Orientador: Prof. Dr. Marcus Levy Bencostta | - |
Descrição: dc.description | Tese (doutorado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa: Curitiba, 30/03/2015 | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências : f. 275-287 | - |
Descrição: dc.description | Resumo: A presente pesquisa procura analisar um conjunto de 3.000 fotografias que compõe a Coleção Guilherme Glück, bem como os documentos referentes ao quotidiano do fotógrafo que atuou por aproximadamente quatro décadas na cidade da Lapa, estado do Paraná, entre os anos de 1920 e 1953. O estudo buscou compreender a forma pela qual este descendente de alemães conseguiu inserção social e estrutura econômica para desenvolver a atividade fotográfica no seio de uma sociedade interiorana, marcadamente agrária, de origem luso-brasileira e que reproduziu muitos aspectos da política nacionalizante do período varguista. Foi dada prioridade às diferentes estruturas implantadas pela comunidade alemã lapeana, como foi o caso da igreja, escola e clube teuto. Priorizou-se a análise do conjunto fotográfico partindo do pressuposto de que a longevidade do trabalho deste profissional possibilitou que o mesmo viesse a registrar a dinâmica política, cultural, econômica e educacional da cidade entre as décadas de 1920 e 1950. Dentre as vertentes de análise a pesquisa buscou identificar a forma pela qual o olhar fotográfico de Glück registrou a educação na cidade da Lapa, com destaque para sua arquitetura escolar republicana, seus desfiles cívico-patrióticos, bem como, professores e alunos. Com relação às fontes utilizadas destacam-se as fotografias, entrevistas, plantas arquitetônicas, cartas pessoais e de cunho comercial, bilhetes e documentos escritos do acervo, depoimentos e atas. Dentre os referenciais teóricos utilizados e cujas obras contribuíram para que pudéssemos abrir novos caminhos de investigação destacam-se: Antonio Vinão e Augustín Escolano (2001), Rosa Fátima de Souza (1998), Marcus Levy Bencostta (2005), Etienne Samain (2012), Pierre Nora (1993), Boris Kossoy (2002), Giralda Seyferth (2003). Dessa forma este estudo de cunho histórico procurou compreender a trajetória, social e profissional, bem como o olhar fotográfico, de Guilherme Glück. Palavras-chave: Guilherme Glück. Fotografia. Arquitetura Escolar. Lapa - século XX. Desfiles cívico-patrióticos. Germanidade. | - |
Descrição: dc.description | Abstract: This research seeks to analyze a set of 3,000 photographs that make up the Guilherme Glück Collection, as well as documents referring to everyday life by the photographer who worked for nearly four decades in the city of Lapa, in the state of Paraná, between 1920 and 1953. The study sought to understand the way in which this German descendant managed social inclusion and economic structure to develop photographic activities within a provincial society, most notably covering agriculture and of Luso-Brazilian origin, while reproducing many aspects of national politics during the Vargas era. Priority was given to the different structures set by the Lapeana German community, as was also the case in the church, schools, and the teutonic clubs. The analysis of the photo set is prioritized on the assumption that the longevity of the work of this professional made it possible for him to record his dynamic views on politics, culture, economics, and education between 1920 and 1950. Among the forms of analysis, the research sought to identify the way in which Glück's photographic eye recorded education in the city of Lapa, especially highlighting its republican school architecture, its civic-patriotic parades as well as teachers and students. In regard to the sources used, those highlighted are photographs, interviews, architectural plans, personal and business letters, tickets and written documents, statements and minutes. Among the theoretical references used which contributed in a way to open avenues of research are: Antonio Vinão and Augustín Escolano (2001), Rosa Fátima de Souza (1998), Marcus Levy Bencostta (2005), Etienne Samain (2012), Pierre Nora (1993), Boris Kossoy (2002), Giralda Seyferth (2003). Thus, this historical study sought to understand the trajectory, social and professional, as well as the photographic eye of Guilherme Glück. Key Words: Guilherme Glück. Photography. School Architecture. Lapa. 20th Century. Civic-Patriotic Parades. Germanity | - |
Formato: dc.format | 310 f. : il. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Relação: dc.relation | Disponível em formato digital | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Edifícios escolares | - |
Palavras-chave: dc.subject | Fotografia - Séc. XX | - |
Título: dc.title | História, memória e educação no olhar Photographico de Guilherme Glück (Lapa, PR : 1920-1953) | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: