Validação de metodologia de supervisão ambiental para regularização ambiental de rodovias federais pavimentadas e sem licença ambiental

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorGobbi, Eduardo Felga-
Autor(es): dc.contributorNascimento Neto, Durval-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Agrárias. Curso de Especialização MBA em Gestão Ambiental-
Autor(es): dc.creatorLuz, Cristhyano Cavali da-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-08-22T00:38:47Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-08-22T00:38:47Z-
Data de envio: dc.date.issued2018-10-18-
Data de envio: dc.date.issued2018-10-18-
Data de envio: dc.date.issued2017-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/52985-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/52985-
Descrição: dc.descriptionOrientador : Prof. Dr. Eduado Felga Gobbi-
Descrição: dc.descriptionCoorientadora: Prof. MSc. Durval Nascimento Neto-
Descrição: dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Agrárias, Curso de MBA em Gestão Ambiental-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo : Objeto da Portaria nº 288/2013, o Programa de Rodovias Federais Ambientalmente Sustentáveis (PROFAS) visa a regularização ambiental das rodovias federais pavimentadas sem licença ambiental e, para tanto, concilia as atividades de manutenção, melhoramento e ampliação da capacidade rodoviária realizadas pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) com as atividades de regularização ambiental acordadas com o Ibama. Para tanto, o DNIT firmou com a Universidade Federal do Paraná (UFPR) um Termo de Execução Descentralizada com o objetivo de estabelecer um Projeto Piloto para a regularização ambiental de, aproximadamente, 2.300 km da rodovia federal BR-116, nos segmentos não concessionados pelo Governo Federal. Portanto, o presente trabalho buscou validar uma metodologia para a supervisão ambiental das obras autorizadas pela referida Portaria, tendo como estudo de caso as obras e atividades que foram executadas em 561,1 km no estado do Ceará. Buscou-se adquirir um banco de dados com informações referentes às obras PROFAS em execução, por meio de inspeções in loco por um período de um trimestre. A metodologia mensura, em quatro níveis distintos, o atendimento (ou não) das condicionantes de cada Programa Ambiental inspecionado. Com as avaliações semanais e o preenchimento das respectivas Fichas de Monitoramento obteve-se um histórico das atividades realizadas pelas construtoras, que pode auxiliar o empreendedor a monitorar, inclusive, a qualidade das atividades realizadas. Assim, pode-se avaliar se a mesma é adequada e eficaz na evolução dos preceitos de gestão e sustentabilidade ambiental. Palavras-chave: Gestão ambiental. Sustentabilidade. Regularização. Legislação.-
Formato: dc.format65 p. : il. (algumas color.).-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
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Palavras-chave: dc.subjectRodovias-
Palavras-chave: dc.subjectRodovias - Aspectos ambientais-
Palavras-chave: dc.subjectLicenças ambientais-
Título: dc.titleValidação de metodologia de supervisão ambiental para regularização ambiental de rodovias federais pavimentadas e sem licença ambiental-
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