Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Cruz, Fabiana Thomé da | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná.Setor de Educação. Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica | - |
Autor(es): dc.creator | Marcinichen, Maria Solange Wolff | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T12:53:00Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T12:53:00Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-11-24 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-11-24 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2016 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/52965 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/52965 | - |
Descrição: dc.description | Orientadora : Profª Ma. Fabiana Thomé da Cruz | - |
Descrição: dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
Descrição: dc.description | Resumo : Atualmente, muito se fala em Acesso, Permanência e Sucesso na Escola. Porém, pode-se perceber que o Brasil ainda apresenta dados precários em relação à escolarização da população ao se considerar a totalidade dos brasileiros. Apesar de ocorrer um decréscimo percentual em relação aos analfabetos, é preciso considerar que ainda há um número significativo de pessoas que não tiveram acesso à escola ou passam por ela sem adquirirem os rudimentos essenciais de leitura e escrita para poderem se inscrever no rol de pessoas alfabetizadas. Tais questões podem ser percebidas, ainda que consideremos as limitações desses instrumentos, no desempenho dos estudantes nas avaliações de larga escala aplicadas pelo governo federal. Analisando a realidade do município de Antônio Olinto, situado no interior do Paraná, pode-se perceber notável diferença nos resultados dessas avaliações entre as diferentes escolas estaduais. Desse contexto, surgiu a necessidade de se estudar a questão, a fim de compreender o porquê dessas diferenças, onde uma escola, localizada na zona urbana, com bom espaço físico e excelente estrutura, apresenta resultados inferiores às escolas do interior do município, onde há maior precariedade de condições estruturais. Que fatores podem estar convergindo para tais resultados, para além das condições físicoestruturais, que não parecem ser determinantes nesse caso? Esta questão instigou o presente estudo, que levantou alguns indícios surpreendentes. | - |
Formato: dc.format | 25 p. : il. (algumas color.). | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Motivação na educação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Psicologia educacional | - |
Título: dc.title | A qualidade da educação em foco | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: