A qualidade da educação em foco

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorCruz, Fabiana Thomé da-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná.Setor de Educação. Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica-
Autor(es): dc.creatorMarcinichen, Maria Solange Wolff-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T12:53:00Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T12:53:00Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-11-24-
Data de envio: dc.date.issued2019-11-24-
Data de envio: dc.date.issued2016-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/52965-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/52965-
Descrição: dc.descriptionOrientadora : Profª Ma. Fabiana Thomé da Cruz-
Descrição: dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo : Atualmente, muito se fala em Acesso, Permanência e Sucesso na Escola. Porém, pode-se perceber que o Brasil ainda apresenta dados precários em relação à escolarização da população ao se considerar a totalidade dos brasileiros. Apesar de ocorrer um decréscimo percentual em relação aos analfabetos, é preciso considerar que ainda há um número significativo de pessoas que não tiveram acesso à escola ou passam por ela sem adquirirem os rudimentos essenciais de leitura e escrita para poderem se inscrever no rol de pessoas alfabetizadas. Tais questões podem ser percebidas, ainda que consideremos as limitações desses instrumentos, no desempenho dos estudantes nas avaliações de larga escala aplicadas pelo governo federal. Analisando a realidade do município de Antônio Olinto, situado no interior do Paraná, pode-se perceber notável diferença nos resultados dessas avaliações entre as diferentes escolas estaduais. Desse contexto, surgiu a necessidade de se estudar a questão, a fim de compreender o porquê dessas diferenças, onde uma escola, localizada na zona urbana, com bom espaço físico e excelente estrutura, apresenta resultados inferiores às escolas do interior do município, onde há maior precariedade de condições estruturais. Que fatores podem estar convergindo para tais resultados, para além das condições físicoestruturais, que não parecem ser determinantes nesse caso? Esta questão instigou o presente estudo, que levantou alguns indícios surpreendentes.-
Formato: dc.format25 p. : il. (algumas color.).-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
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Palavras-chave: dc.subjectMotivação na educação-
Palavras-chave: dc.subjectPsicologia educacional-
Título: dc.titleA qualidade da educação em foco-
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