
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Lima, Myrian Del Vecchio de, 1958- | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Artes, Comunicação e Design. Curso de Graduação em Jornalismo | - |
| Autor(es): dc.creator | Sowinski, Ana Letícia Branco | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T11:23:47Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T11:23:47Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-03-06 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-03-06 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2017 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/52949 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/52949 | - |
| Descrição: dc.description | Orientadora: Myrian Regina Del Vecchio de Lima. | - |
| Descrição: dc.description | Monografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná. Setor de Artes, Comunicação e Design. Curso de Jornalismo. | - |
| Descrição: dc.description | Resumo: Este trabalho tem como objetivo compreender qual o papel dos blogs de moda no contexto informacional contemporâneo. Ao mesmo tempo, busca compreender qual a função dos veículos jornalísticos especializados em moda na era da percepção de fontes não jornalísticas como autoridades em um tema que antes era de controle exclusivo da imprensa. Para chegar a esses objetivos, realizou-se uma análise de conteúdo a partir de uma simplificação do modelo proposto por Bardin (1977), com o propósito de identificar características intrínsecas ao jornalismo no material produzido pelos cinco maiores blogs de moda do Brasil - selecionados pelo número de acessos a seus respectivos portais, determinado pelo algoritmo da plataforma de análise de SEO MOZ. A análise teve como objetivo inferir se o conteúdo produzido pelos blogs de moda mais acessados é informativo, ao seguir parâmetros de disseminação de informação estabelecidos pelos veículos jornalísticos; ou se apenas funcionam como espaço de veiculação de opiniões pessoais dos blogueiros (as). Antes disso, foi realizada uma revisão bibliográfica sobre os três conceitos fundamentais para este trabalho: moda, jornalismo e blog, a fim de esclarecer quais aspectos caracterizam cada um deles, assim como para estabelecer critérios que ajudassem na avaliação da função dos blogs e dos veículos jornalísticos de moda, bem como de seus respectivos conteúdos. Os principais autores utilizados foram Joffily (1991), Traquina (2005), Lipovetsky (2009) e Hinerasky (2006) | - |
| Formato: dc.format | 1 recurso online : PDF. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Jornalismo de moda | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Mídia social | - |
| Título: dc.title | Like, comment, share : o papel dos blogs e do jornalismo de moda na era digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: