Formação dos professores de educação física nas relações étnico-raciais, após uma década de existência da lei 10.639/03

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Autor(es): dc.contributorSousa, Fabíola Beatriz Franco de-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Coordenadoria de Integração de Políticas de Educação a Distância. Curso de Especialização em Educação das Relações Étnico-Raciais-
Autor(es): dc.creatorLima, Vania Wuicik de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-08-21T23:58:19Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-08-21T23:58:19Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-05-29-
Data de envio: dc.date.issued2019-05-29-
Data de envio: dc.date.issued2015-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/52869-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/52869-
Descrição: dc.descriptionOrientadora: Profª Ma. Fabíola Beatriz Franco de Sousa-
Descrição: dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Curso de Especialização em Educação em Relações Étnico-Raciais-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo : Este trabalho apresenta um estudo de especialização da formação de professores de educação física em Relações Étnico-Raciais, depois de uma década da Lei nº 10.639 / 03. O problema que se baseia esta pesquisa é: Como os professores de Educação Física da Escola Municipal de Curitiba estão buscando formação na área das relações étnico-raciais, depois de uma década de vigência da Lei n. 10.639 / 03? O objetivo geral do estudo é ver como estes professores agem e buscam formação para trabalhar com seus alunos o ensino de história e cultura Afro-brasileira e Africana em suas aulas. A pesquisa faz um levantamento da literatura existente sobre o assunto e incluiu a coleta de dados através de um questionário realizado com seis professores. Este levantamento teórico é apresentado em quatro capítulos com uma breve visão geral da Lei de Diretrizes e Bases da Educação para a Educação das Relações Étnico-Raciais e a Lei nº 10.639 / 03; Educação Física e relações étnico-raciais; formação de professores de educação física com um breve histórico; formação e interesse dos profissionais de educação física da Prefeitura Municipal da cidade de Curitiba sobre o tema abordado. Este trabalho levou à reflexão aspectos da história e da cultura Africana a serem trabalhados por todos os que fazem o sistema educacional brasileiro, com uma metodologia que minimiza o preconceito, a discriminação e o racismo que estão presentes em nossa sociedade.-
Formato: dc.format41 p.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectEducação - Formação de professores-
Palavras-chave: dc.subjectEducação fisica - Aspectos sociológicos-
Palavras-chave: dc.subjectRelações raciais-
Título: dc.titleFormação dos professores de educação física nas relações étnico-raciais, após uma década de existência da lei 10.639/03-
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