Pagamento por serviços ambientais a agricultores familiares em Louveira - SP

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Autor(es): dc.contributorRibas, Luiz Cesar-
Autor(es): dc.contributorCarmo, Maristela Simões do-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Agrárias. Curso de Especialização em Economia e Meio Ambiente-
Autor(es): dc.creatorCordeiro, Tales Augusto Orcajo Demay-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-08-21T23:44:58Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-08-21T23:44:58Z-
Data de envio: dc.date.issued2018-10-31-
Data de envio: dc.date.issued2018-10-31-
Data de envio: dc.date.issued2016-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/52867-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/52867-
Descrição: dc.descriptionOrientador : Prof. Dr. Luiz César Ribas-
Descrição: dc.descriptionCo-orientadora: Profa. Dra. Maristela Simões do Carmo-
Descrição: dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Agrárias, Curso de Especialização em Economia e Meio Ambiente-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo : No Brasil, a agricultura familiar representa a maior parte dos estabelecimentos agrícolas, é responsável por 74,4% da mão de obra ocupada no campo e pela manutenção da segurança alimentar. Entretanto, esses agricultores carecem de investimentos e políticas públicas. Uma das propostas para superar estas carências é o mecanismo de pagamentos por serviços ambientais (PSA), que visa recompensar àqueles que ofertem serviços ambientais. Assim como ocorre nas recentes políticas de Louveira onde a agricultura é predominantemente familiar e voltada à fruticultura. Este trabalho objetivou descrever o Programa Municipal de Incentivo a Fruticultura (PROMIF) e o Programa de Pagamentos por Serviços Ambientais de Louveira (PSAL), relacioná-los com bases conceituais de PSA, além de analisar a percepção das ações decorrentes na agricultura familiar. Para o levantamento dos programas foram utilizados os textos legais, documentos e matérias encontradas ou disponibilizados pelas secretarias, além de entrevistas realizadas com os autores dos projetos. O estudo de caso utilizou como técnica a entrevista semiestruturada. A amostra foi convencionada em 10 % dos participantes do PROMIF. Ao final, foi realizada uma análise SWOT. Para o PROMIF, recomenda-se a utilização do método de valoração do custo de oportunidade, a conversão do mecanismo de pagamento em força produtiva sustentável e a mudança para política redistributiva. Identificou-se a oportunidade de ampliação do espectro de ação de ambos. Todos os beneficiários cumpriram as metas estabelecidas e 42% consideraram que o PROMIF ajudou para a permanência na atividade. A maioria dos agricultores pretende aderir ao PSAL. O êxodo rural representa uma ameaça para ambos os programas de PSA. A proposição de que o município utilize um selo de sustentabilidade potencializa o caminho para práticas cada vez mais ecológicas como à agroecológica. Em Louveira, os mecanismos de PSA têm potencial para, de maneira inovadora, transformar o meio rural em um local que desperte interesses econômicos, sociais e ambientais.-
Formato: dc.format71 p. : il. (algumas color.).-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
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Palavras-chave: dc.subjectAgricultura familiar-
Palavras-chave: dc.subjectFrutas - Cultivo-
Título: dc.titlePagamento por serviços ambientais a agricultores familiares em Louveira - SP-
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