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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Amaral, Arleandra Cristina Talin do | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Coordenadoria de Integração de Políticas de Educação a Distância. Curso de Especialização em Educação das Relações Étnico-Raciais | - |
Autor(es): dc.creator | Ferreira, Susan Alessandra de Sousa | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2019-08-22T00:24:03Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2019-08-22T00:24:03Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-05-29 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-05-29 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2015 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/52866 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/52866 | - |
Descrição: dc.description | Orientadora : Profª Drª Arleandra Cristina Talin do Amaral | - |
Descrição: dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Curso de Especialização em Educação das Relações Étnico-Raciais | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
Descrição: dc.description | Resumo : O presente trabalho teve por objetivo investigar as possibilidades de trabalho com a temática da Educação das Relações Étnico-Raciais no contexto da Educação Infantil, baseado nos textos legais e autores/pesquisadores da primeira infância. Como metodologia, optou-se por realizar um levantamento bibliográfico, começando por leis e normativas que regem a educação das relações étnico-raciais na Educação Infantil, apontando os avanços nas políticas afirmativas nesta etapa da Educação Básica, e algumas produções científicas preocupadas em investigar práticas pedagógicas promotoras da igualdade racial. Como referencial teórico utilizei conceitos e contribuições de Silva (2003; 2005), Munanga (2005); Gomes (2005); Kramer (2006), Barbosa (2009), Bento (2011; 2012), Dias (2007), Souza e Silva (2013), entre outros. Com este estudo foi possível perceber como as produções e as práticas investigadas estão em acordo com as leis e normativas e dialogam com as Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação Infantil (2009) e Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais (2004). | - |
Formato: dc.format | 48 p. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação de crianças | - |
Palavras-chave: dc.subject | Relações raciais | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação | - |
Título: dc.title | Africanidades na educação infantil : perspectivas para o trabalho educativo com a criança pequena | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
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