Africanidades na educação infantil : perspectivas para o trabalho educativo com a criança pequena

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Autor(es): dc.contributorAmaral, Arleandra Cristina Talin do-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Coordenadoria de Integração de Políticas de Educação a Distância. Curso de Especialização em Educação das Relações Étnico-Raciais-
Autor(es): dc.creatorFerreira, Susan Alessandra de Sousa-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-08-22T00:24:03Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-08-22T00:24:03Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-05-29-
Data de envio: dc.date.issued2019-05-29-
Data de envio: dc.date.issued2015-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/52866-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/52866-
Descrição: dc.descriptionOrientadora : Profª Drª Arleandra Cristina Talin do Amaral-
Descrição: dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Curso de Especialização em Educação das Relações Étnico-Raciais-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo : O presente trabalho teve por objetivo investigar as possibilidades de trabalho com a temática da Educação das Relações Étnico-Raciais no contexto da Educação Infantil, baseado nos textos legais e autores/pesquisadores da primeira infância. Como metodologia, optou-se por realizar um levantamento bibliográfico, começando por leis e normativas que regem a educação das relações étnico-raciais na Educação Infantil, apontando os avanços nas políticas afirmativas nesta etapa da Educação Básica, e algumas produções científicas preocupadas em investigar práticas pedagógicas promotoras da igualdade racial. Como referencial teórico utilizei conceitos e contribuições de Silva (2003; 2005), Munanga (2005); Gomes (2005); Kramer (2006), Barbosa (2009), Bento (2011; 2012), Dias (2007), Souza e Silva (2013), entre outros. Com este estudo foi possível perceber como as produções e as práticas investigadas estão em acordo com as leis e normativas e dialogam com as Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação Infantil (2009) e Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais (2004).-
Formato: dc.format48 p.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectEducação de crianças-
Palavras-chave: dc.subjectRelações raciais-
Palavras-chave: dc.subjectEducação-
Título: dc.titleAfricanidades na educação infantil : perspectivas para o trabalho educativo com a criança pequena-
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