Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Wanzinack, Clóvis | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Especialização em Gênero e Diversidade na Escola | - |
Autor(es): dc.creator | Lima, Sônia Rosa Beltrame | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T13:57:23Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T13:57:23Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-07-09 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-07-09 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2016 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/52864 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/52864 | - |
Descrição: dc.description | Orientador : Prof. Clóvis Wanzinack | - |
Descrição: dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, Curso de Especialização em Gênero e Diversidade na Escola | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
Descrição: dc.description | Resumo : Os apelidos pejorativos ou "brincadeiras" que tendem a ofender estão presentes no cotidiano das salas de aula, despertando o interesse em explorar o tema bullying no espaço escolar. Considerou-se como objetivo geral discutir as situações de violência oriundas do bullying na tentativa de reduzir sua continuidade na escola, envolvendo a escola e família, além de estudar o que é bullying e algumas estratégias para sua elucidação. O projeto teve início com palestra para apresentação do tema, suas consequências, debate em sala de aula, exibição de filme, apresentação de teatro, concurso de vídeos, relato das experiências vividas pelos/as estudantes por meio de cartas e por último mostra dos trabalhos aos pais. O projeto foi desenvolvido com aproximadamente 150 estudantes. Foi possível observar mudanças nos hábitos e comportamentos dos/as estudantes, porém o que mais chamou a atenção foi o número expressivo de casos de bullying que aconteciam dentro do espaço escolar e que não chegavam ao conhecimento dos/as professores/as ou da equipe pedagógica. O alcance dos objetivos só foi possível devido à colaboração dos/as estudantes, equipe pedagógica, colegas de trabalho e família. | - |
Formato: dc.format | 12 p. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Violencia nas escolas | - |
Palavras-chave: dc.subject | Psicologia infantil - Educação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Assédio nas escolas | - |
Título: dc.title | Bullying na escola : um projeto de intervenção | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: