Propaganda de moda e falsificação de marcas de luxo : consumo e distrações social

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Autor(es): dc.contributorPrudencio, Kelly Cristina de Souza, 1973--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Artes, Comunicação e Design. Curso de Graduação em Publicidade e Propaganda-
Autor(es): dc.creatorGiublin, Beattriz da Silva --
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T13:02:47Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T13:02:47Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-07-17-
Data de envio: dc.date.issued2023-07-17-
Data de envio: dc.date.issued2009-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/52854-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/52854-
Descrição: dc.descriptionOrientador: kelly Prudencio-
Descrição: dc.descriptionMonografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes, Curso de Graduação em Publicidade e Propaganda-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo : A moda é um importante meio de expressão de idéias e valores e, por isso, desde a sua criação é utilizada como um meio de diferenciação entre as pessoas. Recorrendo aos conceitos de Pierre Bourdieu, é possível dizer que a moda é então um mecanismo de distinção entre as classes sociais. Segundo o autor, a sociedade é composta por diversos campos e os indivíduos vivem em uma constante luta simbólica pela posse do capital (poder) no interior de cada um deles. As classes dominadas lutam para adquirir mais capital e inverter a ordem posta, enquanto a fração dominante luta para preservar sua condição de dominância. E essa luta se dá por meio de mecanismos de distinção. Se já é possível dizer que a moda é um mecanismo distintivo por excelência, quando a análise fica restrita aos artigos de luxo, essa distinção é ainda mais evidente. No entanto, se antigamente os produtos de luxo em si eram suficientes para a distinção, hoje com a globalização e a industrialização que tornaram o acesso a tudo mais fácil, as marcas adquiriram uma importância muito grande nesse processo e com isso, a propaganda, como criadora das mitologias de marca, assumiu um papel essencial nessa luta simbólica. Quando anuncia para uma grande população produtos que poucos têm condições de adquirir, a propaganda atua como incentivadora de uma prática muito comum na sociedade atual: a falsificação. E no contexto de luta de classes por meio de mecanismos de distinção, a falsificação pode ser entendida como um meio de democratizar o acesso aos bens de luxo ou como uma forma de acentuar ainda mais a distinção-
Formato: dc.format1 recurso online : PDF.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
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Palavras-chave: dc.subjectComportamento do consumidor-
Palavras-chave: dc.subjectModa - Comercialização-
Título: dc.titlePropaganda de moda e falsificação de marcas de luxo : consumo e distrações social-
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