Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Gonçalves, Nadia Gaiofatto, 1971- | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Coordenadoria de Integração de Políticas de Educação a Distância. Curso de Especialização em Educação das Relações Étnico-Raciais | - |
Autor(es): dc.creator | Sacovicz, Rafael | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2019-08-21T23:47:52Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2019-08-21T23:47:52Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-05-29 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-05-29 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2015 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/52827 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/52827 | - |
Descrição: dc.description | Orientadora: Profª Drª Nadia Gaiofatto Gonçalves | - |
Descrição: dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Curso de Especialização em Educação nas Relações Étnico-raciais | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
Descrição: dc.description | Resumo : O presente trabalho realiza uma análise do livro didático de Geografia da coleção da Editora Moderna, Projeto Araribá, destinada ao 7º ano do ensino fundamental, buscando averiguar a forma com que esta obra aborda e apresenta a presença e relevância dos negros no processo de formação territorial, econômica e social do Brasil, buscando avaliar o respeito a Lei 10.639/03, bem como a contribuição desta obra para a formação de cidadãos mais críticos e conscientes acerca da diversidade étnica e cultural. Como parâmetros para a análise foram utilizados a própria lei 10.639/03 e as Diretrizes Curriculares do Estado do Paraná e Educação nas Relações Étnico-Raciais, além de critérios do Programa Nacional do Livro Didático, sobre a temática. Constatou-se que o livro analisado aborda de maneira superficial os temas relacionados à contribuição da população africana a afro-brasileira no processo de formação territorial, econômica, social e cultural do Brasil, demonstrando também a necessidade de uma reformulação em alguns critérios do processo de avaliação do PNLD. | - |
Formato: dc.format | 37 p. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Geografia - Livros didaticos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação - Material didático | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação | - |
Título: dc.title | Presença e abordagem dos negros no ensino de geografia : o caso do Projeto Araribá - 7º ano | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: