Presença e abordagem dos negros no ensino de geografia : o caso do Projeto Araribá - 7º ano

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Autor(es): dc.contributorGonçalves, Nadia Gaiofatto, 1971--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Coordenadoria de Integração de Políticas de Educação a Distância. Curso de Especialização em Educação das Relações Étnico-Raciais-
Autor(es): dc.creatorSacovicz, Rafael-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-08-21T23:47:52Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-08-21T23:47:52Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-05-29-
Data de envio: dc.date.issued2019-05-29-
Data de envio: dc.date.issued2015-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/52827-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/52827-
Descrição: dc.descriptionOrientadora: Profª Drª Nadia Gaiofatto Gonçalves-
Descrição: dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Curso de Especialização em Educação nas Relações Étnico-raciais-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo : O presente trabalho realiza uma análise do livro didático de Geografia da coleção da Editora Moderna, Projeto Araribá, destinada ao 7º ano do ensino fundamental, buscando averiguar a forma com que esta obra aborda e apresenta a presença e relevância dos negros no processo de formação territorial, econômica e social do Brasil, buscando avaliar o respeito a Lei 10.639/03, bem como a contribuição desta obra para a formação de cidadãos mais críticos e conscientes acerca da diversidade étnica e cultural. Como parâmetros para a análise foram utilizados a própria lei 10.639/03 e as Diretrizes Curriculares do Estado do Paraná e Educação nas Relações Étnico-Raciais, além de critérios do Programa Nacional do Livro Didático, sobre a temática. Constatou-se que o livro analisado aborda de maneira superficial os temas relacionados à contribuição da população africana a afro-brasileira no processo de formação territorial, econômica, social e cultural do Brasil, demonstrando também a necessidade de uma reformulação em alguns critérios do processo de avaliação do PNLD.-
Formato: dc.format37 p.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectGeografia - Livros didaticos-
Palavras-chave: dc.subjectEducação - Material didático-
Palavras-chave: dc.subjectEducação-
Título: dc.titlePresença e abordagem dos negros no ensino de geografia : o caso do Projeto Araribá - 7º ano-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

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