Entrega das obrigações acessórias estaduais em um sistema fiscal integrado ao ERP

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Autor(es): dc.contributorSouza, Luiz Carlos de, 1954--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Especialização em Contabilidade e Finanças-
Autor(es): dc.creatorRibeiro, Osmair-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-08-21T23:44:10Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-08-21T23:44:10Z-
Data de envio: dc.date.issued2018-09-17-
Data de envio: dc.date.issued2018-09-17-
Data de envio: dc.date.issued2015-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/52795-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/52795-
Descrição: dc.descriptionOrientador : Luiz Carlos de Souza-
Descrição: dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Curso de Especialização em Contabilidade-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo : Esta monografia apresentara a contribuição de um sistema fiscal integrado na entrega das obrigações acessórias estaduais do estado de Santa Catarina, mais precisamente com relação à incidência de retificações destas obrigações acessórias, causadas por inconsistência de dados, com a redução do tempo gasto na entrega dessas obrigações e uma possível redução de custos com recursos necessários para garantir a entrega destas com qualidade. A pesquisa teve uma abordagem qualitativa com o intuito de possibilitar uma análise crítica dos dados para a resposta do problema de pesquisa. O procedimento utilizado foi um estudo de caso em três empresas de grande porte que recentemente implantaram um sistema fiscal integrado ao ERP e a coleta de informações ocorreu através de um roteiro de entrevista não estruturada com usuários do sistema fiscal implantado. As entrevistas efetuadas nas empresas foram modeladas através de questões abertas, visando perceber e compreender a perspectiva e o ponto de vista do entrevistado, as respostas foram transcritas no decorrer da entrevista e analisadas logo após o término destas, a fim de evitar o esquecimento de detalhes e garantir assim maior confiabilidade nas informações. A pesquisa considerou eventos ocorridos entre os anos de 2012 e 2014, representando a fase anterior e a posterior à implementação do sistema fiscal integrado. O resultado das entrevistas apresentou uma redução do numero de problemas com incoerência de dados e consequentemente da quantidade de retificações efetuadas nas obrigações acessórias estaduais de Santa Catarina. Também foi apontada uma significativa redução no tempo gasto com a elaboração e entrega dessas obrigações. Porém apesar da redução dos problemas e do tempo gasto para essas entregas, todos os entrevistados não sabiam responder com precisão sobre a ocorrência de uma redução de custos para a entrega das obrigações no novo sistema. De uma forma geral foi possível verificar através do resultado das entrevistas que realmente a utilização de um sistema fiscal integrado ao ERP contribui de forma satisfatória para garantir a qualidade na entrega das obrigações acessórias Estaduais de Santa Catarina.-
Formato: dc.format43 p.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Relação: dc.relationDisponível em formato digital-
Palavras-chave: dc.subjectSistemas de recuperação da informação-
Palavras-chave: dc.subjectIntegração-
Palavras-chave: dc.subjectFiscalização financeira-
Título: dc.titleEntrega das obrigações acessórias estaduais em um sistema fiscal integrado ao ERP-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

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