
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Marçal, José Antonio | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Coordenadoria de Integração de Políticas de Educação a Distância. Curso de Especialização em Educação das Relações Étnico-Raciais | - |
| Autor(es): dc.creator | Santos, Marlene Gôngora dos | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T11:31:03Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T11:31:03Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2019-09-26 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2019-09-26 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2015 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/52774 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/52774 | - |
| Descrição: dc.description | Orientador : Prof. Dr. José Antonio Marçal | - |
| Descrição: dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Curso de Especialização em Educação das Relações Étnico-Raciais | - |
| Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
| Descrição: dc.description | Resumo : Este trabalho analisa a influência cultural dos africanos no Brasil por meio de pesquisa bibliográfica. Na história brasileira observa-se a pluralidade decorrente da inter-relação dos escravos africanos e das pessoas advindas de outras etnias. Devido ao intercâmbio cultural existente em boa parte do período colonial brasileiro foi gerada uma cultura híbrida e intensamente rica. A partir deste fato, pode-se verificar que a cultura africana contribuiu, principalmente, na culinária, dança, religião, música e língua. Percebe-se que os africanos foram de extrema importância para a formação da identidade cultural afro-brasileira, haja vista que os escravos possuíam grande diversidade de ritos e costumes devidos sua origem multifacetada constituída por diferentes etnias com idiomas e tradições distintas, pois eram oriundos de muitas regiões do continente africano. Na realidade brasileira, as pessoas originárias da África passaram a assimilar, interpretar e recriar costumes de outras culturas de forma a produzirem o sistema cultural híbrido constituinte da identidade do povo brasileiro | - |
| Descrição: dc.description | Abstract : This paper analyses the cultural influence of africans in Brazil by means of a bibliographical research. In brasilian history we can observe the diversity coming from the interrelation of african slaves and people from other ethnicities. Due to the cultural exchange that happened in great part of brazilian colonial period, it was generated a hybrid and intensely rich culture. From this fact, we can verify that the african culture has contributed, mainly, to the cuisine, dance, religion, music and language. We can notice that africans were of extreme importance to the formation of african-brazilian cultural identity, since the slaves had great diversity of rites and customs due to its multifaceted origin built by different ethnicities with distinct languages and traditions, for they came from various regions of the african continent. In the brasilian reality, people coming from Africa began to assimilate, interpret and recreate customs from other cultures in such a way to produce the hybrid cultural system which builds the identity of the brasilian people. | - |
| Formato: dc.format | 74 f. : il. (algumas color.). | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Cultura afro-brasileira | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação | - |
| Título: dc.title | Contribuições do negro na formação do povo brasileiro | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: