Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Correa, Clynton Lourenço | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Especialização em Gênero e Diversidade na Escola | - |
Autor(es): dc.creator | Almeida, Maria Nazareth Moreira Vasconcelos de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T13:30:09Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T13:30:09Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-12-21 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-12-21 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2016 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/52769 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/52769 | - |
Descrição: dc.description | Orientador: Clynton Lourenço Correa | - |
Descrição: dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, Curso de Especialização em Gênero e Diversidade na Escola | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
Descrição: dc.description | Resumo : Este trabalho buscou compreender os mecanismos de segregação das pessoas negras no ambiente escolar, em especial daquelas que já se autodeclaram homossexuais. Para tanto, foram entrevistados trinta e oito professores de uma Escola Municipal de Ensino Fundamental, da Rede Municipal de São Paulo. A entrevista foi estruturada e continha perguntas que buscaram identificar padrões de comportamento que pudessem revelar racismo e/ou homofobia nas práticas pedagógicas, de modo a instrumentalizar o combate ao racismo, o sexismo, a homofobia e o preconceito na escola e, por consequência, na sociedade e contribuir para dirimir desigualdades e auxiliar as pessoas a refletirem sobre suas posturas, em especial, professores e professoras, para que possam repensar suas práticas pedagógicas, rumo à valorização da diversidade. | - |
Formato: dc.format | 10 p : PDF. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Professores - Atitudes | - |
Palavras-chave: dc.subject | Homossexualidade e educação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Negros - Educação | - |
Título: dc.title | Um olhar minuncioso [sic] sobre as intersecções entre racismo e homofobia na escola | - |
Título: dc.title | Um olhar minucioso sobre as intersecções entre racismo e homofobia na escola | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: