Bullying na escola : identificar para combater

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorDaronco, Douglas Gomes-
Autor(es): dc.contributorWanzinack, Clóvis-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Especialização em Gênero e Diversidade na Escola-
Autor(es): dc.creatorReway, Marcos Antonio-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T11:13:31Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T11:13:31Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-07-09-
Data de envio: dc.date.issued2020-07-09-
Data de envio: dc.date.issued2016-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/52763-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/52763-
Descrição: dc.descriptionOrientador : Douglas Gomes Daronco-
Descrição: dc.descriptionCo-orientador : Clovis Wanzinack-
Descrição: dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, Curso de Especialização em Gênero e Diversidade na Escola-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo : Este trabalho teve como objetivo identificar a ocorrência de bullying e as questões relacionadas à prática pedagógica em torno dele. Para tanto, foi aplicado um questionário em um colégio da rede pública estadual do Paraná, com o objetivo de verificar a percepção, a prática pedagógica e formas de intervenção da escola em relação ao bullying. Foi analisado o conhecimento que os (as) professores (as) pesquisados (as) têm sobre o bullying, se percebem-no na escola onde atuam, se já sofreram com esta prática, se observam alterações no comportamento dos (as) estudantes e como atuam em seu trabalho sobre o tema. Também, analisou-se o papel e postura de todo o corpo escolar, no sentido de uma preparação pedagógica prática, eficiente e intervencionista para se evitar casos de bullying. Constatou-se que o mesmo está presente no cotidiano escolar, sendo necessário repensar o trabalho pedagógico da escola com uma atuação mais eficiente de todo o corpo docente, pedagógico e diretivo para prevenir essa prática, que pode trazer danos psicológicos, sociais e pedagógicos.-
Formato: dc.format13 p. : grafs.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectAssédio nas escolas-
Palavras-chave: dc.subjectPsicologia infantil - Educação-
Palavras-chave: dc.subjectViolencia escolar-
Título: dc.titleBullying na escola : identificar para combater-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.