
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Alves, Bruno Oliveira | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Artes, Comunicação e Design. Curso de Graduação em Publicidade e Propaganda | - |
| Autor(es): dc.creator | Campos, Raphael Reis Medeiros de | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T12:18:07Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T12:18:07Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-03-06 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-03-06 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2017 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/52726 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/52726 | - |
| Descrição: dc.description | Orientador: Bruno Oliveira Alves. | - |
| Descrição: dc.description | Monografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná. Setor de Artes, Comunicação e Design. Curso de Publicidade e Propaganda. | - |
| Descrição: dc.description | Resumo: O presente trabalho busca compreender de que forma o seriado americano "Hora de Aventura" desenvolveu seu universo ficcional. O trabalho visa proporcionar uma análise do percurso de evolução do seriado, com foco em sua narrativa, mundo ficcional e personagens - itens estudados através do viés do worldbuilding (construção de universos ficcionais) -, evidenciando o processo a partir do mapeamento dos eventos da série (em especial das primeiras quatro temporadas). Buscou-se, dessa forma, evidenciar as estratégias utilizadas no desenvolvimento do universo do seriado ao longo das temporadas: o desenvolvimento gradual dos enredos e o papel das conexões criadas entre os episódios e as backstories dos personagens e do universo para o aumento da complexidade da série. É possível, com essas descobertas, compreender melhor esse novo modelo narrativo que possui apelo para o público consumidor, e entender algumas das ferramentas que podem ser utilizadas para a produção de novas obras e para a análise de produtos culturais | - |
| Formato: dc.format | 1 recurso online : PDF. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Narrativas - Televisão | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Televisão - Seriados | - |
| Título: dc.title | Oh my glob : narrativa e worldbuilding em Hora de Aventura | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: