Marca, credibilidade e consumo : uma análise de conteúdo dos comentários do canal Mari Morena

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Autor(es): dc.contributorRizzotto, Carla Cândida, 1984--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Artes, Comunicação e Design. Curso de Graduação em Relações Públicas-
Autor(es): dc.creatorPodlasek, Nicolle-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T11:27:36Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T11:27:36Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-03-06-
Data de envio: dc.date.issued2023-03-06-
Data de envio: dc.date.issued2017-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/52715-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/52715-
Descrição: dc.descriptionOrientadora: Carla Cândida Rizzotto.-
Descrição: dc.descriptionMonografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná. Setor de Artes, Comunicação e Design. Curso de Relações Públicas.-
Descrição: dc.descriptionResumo: A democratização da produção de conteúdo nos meios digitais fez emergir o fenômeno dos influenciadores digitais. Notando a importância dessas figuras, as marcas começaram a utilizar o poder de persuasão dos influenciadores para vender, trazendo para os dias atuais a conhecida teoria de fluxo de comunicação em duas etapas. Tendo isso em vista, o presente trabalho tem como objetivo analisar as dinâmicas de relacionamento entre usuários, marcas e influenciadores digitais em contextos de patrocínio e conteúdo orgânico. Para tanto, buscou-se como base teórica as obras de Zygmunt Bauman para contextualizar a sociedade de consumo. Também foram apresentados os conceitos de relações parassociais e credibilidade, importantes para o entendimento das relações entre marca, usuário e influenciador. O canal selecionado para o estudo foi "Mari Morena", criado em 2014 e voltado para conteúdo de beleza. A metodologia - análise de conteúdo - foi escolhida para entender as dinâmicas através da perspectiva do usuário. O corpus é composto pelos 30 comentários mais relevantes de 43 vídeos, um para cada semana desde a criação do canal, totalizando 1290 comentários-
Formato: dc.format1 recurso online : PDF.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectYoutube-
Palavras-chave: dc.subjectPublicidade - Consumo-
Palavras-chave: dc.subjectSociedade de consumo - Brasil-
Palavras-chave: dc.subjectMídias digitais - Consumo-
Título: dc.titleMarca, credibilidade e consumo : uma análise de conteúdo dos comentários do canal Mari Morena-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

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